Atenta as tendências de modelos para expansão da franquia, a Puket, marca de meias, pijamas e acessórios, lançou uma nova opção de franquia no modelo quiosque. O formato requer menos investimento e, geralmente, as unidades são instaladas em locais com grande circulação de pessoas.
A Puket já tem dez contratos do modelo quiosque em negociação e prevê nove pontos em circulação até o fim de 2023. Como parte da estratégia, os novos pontos de operações serão abertos em espaços como shopping centers e aeroportos, em todas as regiões do Brasil.
Com investimento inicial de R$ 120 mil, e taxa de franquia inclusa, e área de nove metros quadrados, a nova operação oferecerá um mix de 500 produtos. No portfólio estão incluídos meias, acessórios para todas as idades e pijamas apenas para crianças. O prazo de retorno estimado do investimento é de 24 meses.
Atualmente a Puket está presente em 192 pontos de venda no Brasil e em outros três países. Junto com Imaginarium, Casa MinD e Love Brands, a Puket pertence ao Grupo Uni.co, adquirido pela Americanas S.A. em 2021.
Para o CEO do Grupo Uni.Co, Wellington Santos, o formato de quiosques faz parte da estratégia da empresa para diversificar os modelos de negócios oferecidos. Além disso, também é uma forma de chegar a locais que não comportam uma loja convencional. “Nosso plano é conquistar ainda mais capilaridade em cidades menores ou locais onde não há mais espaço para lojas”, explicou.
Na mesma linha, Marcelo Cherto, presidente e sócio da Cherto Consultoria, destacou que houve uma época em que se defendia que todas de uma marca tivessem o mesmo modelo. Para ele, essa ideia já ficou totalmente no passado.
“Hoje, é evidente que uma empresa franqueadora precisa adaptar seu modelo de negócio para torná-lo viável aos mais diferentes perfis de mercado e também para atrair franqueados com o perfil adequado, que, embora não disponham de recursos para implantar uma franquia no formato ‘full’, poderão se dar muito bem operando uma unidade que demande um investimento menor.”, finalizou Cherto.