No artigo de hoje vamos falar de omnichannel e de metaverso. Primeiro vou conceituar omnichannel para começar a clarear o horizonte.
Omnichannel, como a palavra já diz, significa todos os canais, e essa já é a principal tendência do varejo. Eu diria ainda mais: é mandatório que todos os canais utilizados pela empresa estejam concentrados em uma única plataforma. O objetivo é fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.
O omnichannel integra as lojas físicas com as virtuais e com os compradores. Com esse tripé integrado, é possível explorar todas as possibilidades de interação e aproximação do consumidor com a marca, visando o objetivo maior que é oferecer a melhor experiência para o consumidor.
Esta integração de todos os canais oportuniza o consumidor a exercer a sua vontade de comprar onde e quando desejar e no momento que desejar, sem restrições de local, horário ou meio. E essa experiência ampla e confortável fideliza o cliente.
Posso tranquilamente dizer que todo o negócio que persiga redução de custos no atendimento, organização dos seus processos e principalmente fidelização dos seus clientes precisa integrar os seus canais de comunicação em apenas uma plataforma.
E onde entra o metaverso? O omnichannel se conecta diretamente ao metaverso justamente por ser o agente de união do online e do offline, bem como o metaverso é uma tecnologia que conecta o mundo físico e o digital.
Agora que já sabemos onde o metaverso e o omnichannel se conversam, qual a melhor estratégia para unirmos os dois em busca do aumento dos resultados dos negócios?
Estamos com a faca e o queijo na mão! O caminho é oferecer uma experiência em 360º dentro de uma outra realidade para impactar e fidelizar os clientes! O omnichannel vai ser a estratégia necessária para os negócios que irão atuar no metaverso!
O foco é investir na melhor experiência para o consumidor e, para isso, precisamos investir na interação e nas melhores práticas de comercialização, facilitando o seu acesso para conhecer, experimentar e comprar.
Vamos criar uma situação real para exemplificar a união do metaverso e do omnichannel: um consumidor está no metaverso de uma marca ou de um negócio e se encanta com um acessório, uma roupa, um sapato, uma comida, entre outras possibilidades. O avatar deste consumidor poderá experimentar de modo “real” o produto, uma roupa, um sapato, uma comida, que o mundo físico oferece. Ok, até aqui o avatar testou. Mas e se a pessoa quiser testar no mundo físico esse mesmo produto? A plataforma omnichannel consegue atender a esse desejo!
São infinitas as possibilidades para explorarmos uma plataforma omnichannel e o universo do metaverso! No campo das estratégias, o terreno é fértil e dá pista para criatividade e desejo das marcas.
As empresas que largarem na frente e já estruturarem uma estratégia omnichannel estarão na primeira fila do grid quando o metaverso estiver consolidado.
Vejo vocês no próximo episódio!
Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
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