Nem só de altos salários, pomposos benefícios e escaladas na carreira é feita a vida profissional e a busca por um trabalho.
Para muitas pessoas, encontrar um ofício que cause ou ajude a causar um impacto positivo em sua comunidade, entorno ou mundo tornou-se uma meta principal.
Sabe aquela motivação, razão e motivo que nos impulsionam a ter vontade de sair de casa todos os dias para fazer o que fazemos? Propósito é basicamente isso.
Reflita por um instante. Qual é o seu propósito?
Na mesma linha, podemos dizer que está cada vez mais difícil recrutar e manter um bom time em empresas sem alma e, está cada vez mais improvável manter uma empresa assim.
Pessoas em geral, de colaboradores e lideres a clientes, principalmente os mais jovens, querem e estão sempre em busca de algo mais inovador e que lhes tragam a sensação de fazerem parte de algo maior. Que atribua sentido às suas vidas.
No futuro próximo não haverá mais lugar para empresas que querem apenas lucrar.
O que mudou?
Mais da metade da força de trabalho será, se já não o é hoje, formada pelos Millennials.
A tecnologia traz rupturas aos modelos de negócios atuais e muda radicalmente o ambiente de trabalho e o trabalho em si.
A incerteza viva (viva porque é hoje a única certeza que temos) é um ambiente em mutação constante.
O consumidor está cada vez mais empoderado e torna-se a cada dia, mais e mais a principal razão para que as empresas repensem seus negócios e o coloquem em primeiro plano.
O que isso significa?
Os seres humanos são criaturas que tem sede de um propósito maior, e por ele e, por meio dele, tornam-se leais e apaixonados pelo que fazem: o que se traduz em lucros.
Por isso, se as pessoas se sentirem fazendo parte de algo maior, logo trabalharão mais e melhor, pois terão uma conexão emocional com seus empregos e em prol de uma causa.
Isso significa que não é preciso fazer um trabalho com grande impacto social para encontrar o tal propósito. Seja qual for o seu trabalho, se você sentir que veio ao mundo para isso, certamente estará espalhando o bem ao seu redor.
O importante é mergulhar dentro de si e fazer esta busca. O conceito dos outros, as experiências dos outros são interessantes, mas a descoberta do propósito é uma ação individual.
Missão de vida nós não criamos e não copiamos, apenas identificamos.