Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A força do valor no varejo atual e futuro

Momentum 991

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
21 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A força do valor no varejo atual e futuro

Uma combinação quase inédita de elementos determina uma sobrevalorização dos conceitos de valor no varejo atual do mundo. E isso fica evidente quando se comparam os desempenhos dos diversos formatos, canais e marcas que atuam no setor. No mundo e também no Brasil.

Um quadro de persistente e em alguns casos crescente inflação na Europa, Estados Unidos, Ásia e América Latina acumulado com menor crescimento econômico e problemas com oferta e custos de alimentos, energia e combustíveis e associado com um ambiente desafiador nos planos econômico e político faz emergir um omniconsumidor-cidadão muito mais racional, cauteloso e menos confiante com relação ao futuro próximo.

Como consequência seu perfil de consumo é mais pautado pela busca do mais, ou apenas algo, por menos.
No Brasil temos sentimentos similares pela combinação de temores com relação ao futuro mais próximo pela maior parte da população, num cenário de inflação declinante, porém ainda em patamares elevados, em especial em alimentos, o que acaba sendo usado de parâmetro para comportamentos sobre as mais diversas categorias de produtos.

Como resultado desses cenários nota-se um forte crescimento no desempenho dos formatos, canais, centros comerciais e marcas ligados aos conceitos de valor em todas as categorias e negócios, mas em especial nos alimentos, na moda e nos artigos para o lar. E faz crescer a informalidade nas transações comerciais.

Esse movimento na realidade internacional aumentou em muito a participação dos Hard Discounters de alimentos na Europa e nos Estados Unidos . Lidl, Aldi, Netto, Dia e muitos outros têm significativamente mais tráfego e vendas do que seus concorrentes. Na moda, Primark bate de longe em tráfego e volume de transações a própria Zara ou H&M. Flying Tiger ou Hip Hop, redes de lojas de produtos básicos recebem um público crescente em busca de ‘gadgets’ a preços mais baixos.

Para não falar da força de Shein, Shopee, AliExpress e outras alternativas nos canais digitais. E no crescente público, de todas as classes sociais buscando opções nos centros comerciais de outlets de marcas tradicionais espalhados próximos a grandes cidades pelo mundo. Ou no aumento de fluxo e vendas dos Clubes de Atacado, como Costco nos Estados Unidos e alguns países de Europa e América do Norte.

Nos canais digitais do Brasil o mesmo comportamento do mercado internacional e com algumas outras marcas locais com maior presença, como Mercado Livre. Nos alimentos o aumento de participação dos formatos de atacarejo que acabou estimulando o próprio Casino a anunciar que vai levar o conceito Assaí para a Europa.

A tendência de crescimento do protagonismo do varejo de valor já vinha crescente pela também combinação de um cenário menos eufórico no mundo, ainda pré-pandemia. Mas durante a crise da Covid cresceu de forma marcante sua importância e os conflitos políticos e a herança da inflação como resultado dos problemas de abastecimento só fizeram aumentar a demanda por essas alternativas.

É sempre importante lembrar que o consumidor aprende e incorpora novos comportamentos a cada momento e, mesmo depois de períodos críticos como o que vivemos, deixa legado dos aprendizados vivenciados que acabam sendo incorporados como parte dos novos hábitos e preferências.

Isso explica como os Clubes de Compras nos Estados Unidos tiveram forte crescimento durante a crise financeira 2007-2009 e depois mantiveram sua participação e crescimento. O mesmo aconteceu e acontece no Brasil. O hábito incorporado dos atacarejos veio para ficar. Assim como o acesso aos canais digitais orientados para valor, por mais que possam ser criticados por conta de seus problemas com informalidade.

Parodiando, poderíamos dizer que água morro abaixo, fogo morro acima e preços baixos de forma constante, transformam a realidade.

Passado esse período mais crítico de instabilidade e desconfiança haverá a retomada de alguns padrões de consumo, dependendo do comportamento da economia de curto prazo. Mas é inegável que teremos reconfigurada uma nova realidade onde o valor aumentou sua participação no mercado total.

E caberá às marcas e negócios encontrarem alternativas que sejam percebidas como mais interessantes, envolventes, gratificantes e desejáveis desde que, sempre, a equação que soma todos esses desejáveis benefícios considere também uma sensibilidade muito maior aos preços dos produtos e serviços.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Friboi e Seara ampliam serviço de atendimento ao consumidor em Libras

Próxima Postagem

Adidas: por dentro da loja-conceito da marca na Avenida Paulista

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon
E-commerce

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Desapegue do ex: Aramis lança ação de doação de peças de ex-parceiros no Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Aramis troca peças de ex por desconto em produtos

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Adidas loja

Adidas: por dentro da loja-conceito da marca na Avenida Paulista

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

30 de maio de 2025
meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Meliuz fará oferta primária de ações de até R$ 450 milhões para compra de bitcoin

30 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.