Os empreendedores brasileiros estão esperançosos com possibilidade de aumentar as vendas na Copa (53%), Black Friday (61%) e Natal (67%). Segundo um estudo da Serasa Experian, 97% deles pretendem fazer investimentos para se preparar para o período.
Fintech especializada em soluções financeiras e de crédito B2B, a Trademaster viu o aumento na concessão de crédito subir 62% em outubro e 8% em setembro, em relação ao mês de agosto deste ano, mostrando a corrida do varejo se preparando para as vendas. A expectativa de crescimento para novembro é de 30% em relação ao mês de outubro.
“O crédito em datas sazonais sempre será uma oportunidade de negócio, para investir na variedade de produtos, aumentando seu mix de prateleira e consequentemente aumentando seu fluxo de caixa, com mais opções”, afirma Francisco Pereira, CEO da Trademaster.
Segundo um levantamento feito pela fintech com os cerca de 1 milhão de varejistas cadastrados em sua base, a principal necessidade das PMEs (pequenas e médias empresas) na busca do crédito é o maior prazo de pagamento, além de recursos para investir e aumentar o mix de produtos, estoque e capital de giro. “Com isso, conseguem evitar a ruptura do seu negócio, melhorar a gestão de estoque e fluxo de caixa, proporcionando melhor preço para seus clientes gerando mais vendas”, diz Pereira.
Já a demora e burocracia para aprovação ao crédito são os principais entraves encontrados, já que muitas vezes o varejista não tem limite disponível ou não pode mexer no fluxo de caixa no momento.
Carência de crédito
Pereira destaca a maior necessidade de crédito no momento econômico atual. “Estamos retomando aos poucos a economia, depois de um longo período em que a pandemia afetou demais o mercado e soluções que empoderem o segmento contribuem para um fortalecimento das PMEs, grupo que representa uma parte importante da força de trabalho no Brasil”, diz.
Segundo ele, devido a carência de crédito para PMEs nos bancos tradicionais abriu espaço para que as fintechs atuem nesse segmento. Um dos fatores que dificultam a oferta é o aumento da inadimplência. Para reduzir os riscos, a Trademaster trabalha com inteligência artificial para oferecer mais prazo e limites.
“Nosso modelo de crédito proprietário aliado ao uso intenso de AI permite que naveguemos melhor nessas águas mais turbulentas, sem que tenhamos visto aumento significativo da inadimplência. O fato de termos uma relação frequente e recorrente com o varejo auxilia a termos melhor termômetro, isso nos leva a não sermos tão afetados como outros provedores de crédito”, ressalta.
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