Com o tema “Por Uma Via Antirracista”, a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com, fortalece suas ações de combate ao racismo e promove o Mês da Equidade Racial. As ações estão alinhadas à meta da companhia de chegar a 2025 com 45% de seu quadro composto por colaboradores autodeclarados pretos e pardos em cargos de liderança – atualmente, 30% estão em funções de gerência e acima.
Em 2021, 23% dos colaboradores da companhia ainda não haviam declarado raça ou cor, o que dificulta o mapeamento de desigualdades e a criação de diretrizes de combate ao racismo no ambiente de trabalho. Após o início da campanha, esse percentual caiu para 15% e, hoje, 42% do time se declara preto e pardo.
A gerente e embaixadora de Diversidade e Inclusão da Via, Amanda Ferreira, destaca que as ações de combate ao racismo e luta pela igualdade acontecem ao longo do ano, mas neste mês é essencial ampliar o diálogo e a reflexão acerca do assunto.
“Mudanças já aconteceram e queremos mudar ainda mais. Os impactos negativos da história são estruturais e muitas pessoas negras sofrem por falta de oportunidades justas, tentativas de esquecimento da cultura, da identidade e de suas origens”, conclui.
Conscientização e equidade racial
Neste mês, a Via passa a oferecer para os colaboradores autodeclarados negros a possibilidade de ingressar em cursos livres de tecnologia e inglês como meio de alavancar a carreira profissional. A iniciativa será realizada por meio da parceria da Via com a ONG Movimento Mover, que integra negócios em prol da equidade racial.
A companhia criou, ainda, o projeto Lapidar, iniciativa de desenvolvimento de profissionais do setor de logística. Em sua primeira edição, a Via capacitou 36 profissionais pretos e pardos. A segunda edição será lançada em 2023 e deve formar mais 40 colaboradores.
Imagem: Shutterstock