Infracommerce revela segredos para a primeira Black Friday que coincide com Copa

Logística da empresa conta detalhes do que é preciso fazer para encarar a coincidência de duas datas que movimentam o varejo por todo o mundo

O último trimestre do ano é o mais importante para inúmeras empresas do varejo nacional, pois concentra boa parte das principais datas de venda do ano: Black Friday e Natal.

E a tal máxima de que o brasileiro deixa tudo para a última hora tem que passar bem longe quando o assunto é a preparação para esses momentos, principalmente quando falamos de logística.

“Em logística precisamos ter o planejamento da demanda. Entender momentos de picos, momentos sazonais. Eu tenho minha demanda de vendas e preciso me estruturar para isso. Estamos falando de um planejamento na construção do orçamento do ano anterior e iniciamos os trabalhos de forecast com as marcas a partir do 1 trimestre do ano, por exemplo, visando a Black Friday, que acontece no final de novembro”, afirma Jorge Catani, Diretor de Logística da Infracommerce, empresa que combina tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar os canais de vendas de indústrias e varejos na América Latina.

E em 2022 mais uma data marcante se junta a esse seleto grupo de grandes momentos do varejo no último trimestre do ano: pela primeira vez na história a Copa do Mundo de Futebol Masculino será disputada em novembro.

Diferentemente de datas como a Black Friday, que tem a compra como algo fundamental, a Copa tem as partidas de futebol como seu principal atrativo. Mas indiretamente ela acaba movimentando vários nichos de mercado. A venda de acessórios esportivos como camisas das seleções e bolas, por exemplo, aumenta consideravelmente. Mas outros setores também ganham fôlego.

“A Copa mexe muito com o ambiente coletivo. Não é somente a demanda esportiva que é atendida. As pessoas são liberadas mais cedo das empresas para ver os jogos. Bens de consumo, alimentos, bebidas… Tudo isso fica aquecido no período de Copa do Mundo. Em 2014, por exemplo, o consumo de bebidas durante a competição foi muito maior do que em qualquer outro período do ano aqui no Brasil. Pensando nisso, já previmos um aumento do estoque de bebida em quatro vezes mais do que é nossa operação normal”, revela Catani.

Compromisso acima de tudo

O planejamento é fundamental para o momento de grande demanda. Desde o uso acertado de tecnologia, como Inteligência Artificial, até a previsão de aumento de equipe para os períodos que envolvem as principais datas do ano.

Mas também é primordial o compromisso para que o cliente seja devidamente respeitado, atendendo a expectativa e cumprindo com o que foi oferecido, custe o que custar.

“Primeiro de tudo temos que manter o compromisso com o consumidor. É nossa responsabilidade que ele receba a compra no prazo combinado. Independentemente do tamanho. Por isso, inclusive, precisamos estar estruturados para over capacity. Porque aí estaremos estruturados para os prováveis picos”, afirma Catani.

O Diretor de Logística da Infracommerce também faz questão de frisar a importância de um bom alinhamento entre todas as áreas da empresa. “Não adianta só a equipe de logística estar preparada. Para esse grande desafio de Black Friday e Copa do Mundo ao mesmo tempo, toda a Infracommerce está alinhada e preparada. Desde o Financeiro, passando por TI, até o RH. Não podemos ter nenhum gargalo, afinal, somos os operadores de moda esportiva e a Copa vem para selar nosso compromisso com nossos clientes e consumidores”, lembra Catani.

Imagem: Shutterstock

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