“Temos a resposta que vale um milhão de dólares para os vendedores de marketplaces”. Assim o CEO da startup de tecnologia Xcommerce, Anderson Cortes, define, de forma sucinta, o que faz a plataforma digital que leva o mesmo nome da empresa.
A tal resposta se refere a uma dúvida comum a todos os vendedores que desejam montar ou readequar seu portfólio nos marketplaces ou mesmo a quem está pensando em criar sua loja virtual: afinal, quais são os melhores produtos para serem vendidos no momento, levando em consideração fatores como demanda, procura e lucro?
Única no mercado, a Xcommerce é uma solução que reúne informações sobre o histórico das vendas de milhares de produtos disponíveis nos principais marketplaces.
Atualmente, traz dados de algumas das principais plataformas no Brasil e na América Latina, como Mercado Livre (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Costa Rica), Shopee (Brasil, Colômbia, Chile e México), Elo7 e AliExpress. Outros marketplaces também devem ser incluídos em breve, inclusive de países como EUA, China e Europa.
A ferramenta ajuda os vendedores a escolher os produtos que têm grande potencial de vendas e com boas margens de lucro. São mais de 20 relatórios qualitativos e quantitativos, organizados de acordo com as mesmas categorias das plataformas e ordenados por uma variedade de filtros como vendas, faturamento, estoque, visualizações, avaliações, concorrência, tendências, entre outros.
As informações são extraídas diariamente e é possível saber, por exemplo, quais são os itens de uma determinada categoria de produto, dentro daquele marketplace, que mais foram comercializados nos últimos 7, 15, 30, 60 e 90 dias.
Informação que vale ouro
Além de ajudar na montagem do sortimento de produtos, a solução tem como finalidade evitar investimentos em compras que podem não trazer o resultado esperado.
“Com os dados que a XCommerce revela, não há espaço para os ´achismos´. O vendedor pode tomar decisões mais assertivas sobre o que comprar para revender e ter lucro”, resume Cortes.
O CEO da startup pontua que algumas plataformas de comércio eletrônico mostram os produtos mais buscados, mas isso não quer dizer que eles são os mais vendidos. Da mesma forma, aquelas que indicam a quantidade de itens comercializados de um produto, não levam em conta os últimos dias, ou seja, a informação abrange todo o histórico.
“Isso não é relevante porque um produto pode ter sido um sucesso há um ano e hoje não ter mais tanta procura”, explica.
Como funciona
O primeiro passo é escolher um marketplace para a ferramenta pesquisar quais são os itens que mais estão sendo vendidos lá. Em seguida, o aplicativo mostra as categorias de produtos das próprias plataformas.
O usuário, então, pode selecionar uma para ver quais são os campeões de vendas ou ainda clicar nas subcategorias para ter um resultado ainda mais específico.
Ao clicar em um determinado item, que representa um anúncio em um marketplace, a ferramenta mostra informações relevantes como a quantidade exata de vendas feitas daquele produto pelo anunciante nos últimos 7, 15, 30, 60 e 90 dias; média de vendas por dia, dentro de cada período; histórico de oscilação de preço nos últimos 30 dias; vendas cumulativas por dia nos últimos 15 dias; faturamento do produto; entre outras.
Os relatórios desses também indicam a média das notas de avaliações dos compradores (quando o marketplace tem essa funcionalidade), o número de avaliações, o link do anúncio, desde quando ele está ativo e até a quantidade em estoque do produto do vendedor/anunciante.
Um outro relatório interessante que a ferramenta disponibiliza é o de tendências. Nele, é possível ver itens com propensão de alta a partir de análises automáticas de desempenho de vendas nos últimos 30 dias.
As informações sobre as vendas dos marketplaces são atualizadas diariamente pelo aplicativo. A Xcommerce faz uma curadoria, selecionando os mais relevantes, não apenas pelas suas vendas, mas também pelo número de visitação e com alto número de avaliações positivas, dentre outros critérios.
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