O ModaComVerso, movimento liderado pela Associação Brasileiroa do Varejo Textil (ABVTEX), abre a Casa de Criadores – evento que acontece em São Paulo de 5 a 10 de dezembro – com um desfile de conscientização.
Para compor a passarela, o projeto convidou colaboradores que participam de diferentes etapas do processo de produção de uma peça das maiores varejistas do País. Marisa, Riachuelo e Dafiti fazem a abertura do evento com mensagens que reivindicam transparência e uma moda socialmente responsável.
“Temos o objetivo de dar visibilidade às empresas que aderem às boas práticas no setor. Queremos construir uma moda mais consciente. Por isso, é fundamental estarmos presentes nesses espaços, como a Casa dos Criadores, vista e frequentada por grandes nomes atuais da moda. Abrir os desfiles desta edição nos fará atingir um público engajado e interessado no futuro da moda”, afirma Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX.
Os modelos estarão com um look que trará frases de reivindicações do movimento para um consumo cada vez mais atento à harmonia do ambiente e focado na responsabilidade. As peças foram confeccionadas a partir dos tecidos cedidos pelas apoiadoras T. Christina Confecções e RVB Malhas, além de itens oferecidos pela varejista Riachuelo.
“Nossa missão é atrair cada vez mais público e empresas do setor para o projeto e assim construir uma rede ainda mais consistente e consciente, que colabore para um futuro melhor”, diz Lima.
Consumidor responsável
Um estudo do ModaComVerso lançado em maio deste ano mostrou que 80% das pessoas deixariam de adquirir determinado produto se a marca estivesse envolvida em denúncia ou acusação sobre práticas sociais e 76% estariam dispostas a pagar um pouco a mais por artigos de empresas comprometidas com causas socioambientais. Os dados reforçam a preocupação dos consumidores com as iniciativas socioambientais praticadas pelas marcas que consomem.
O projeto, que já reúne 17 varejistas, 3.869 fornecedores e 18 organizações da sociedade civil, busca trazer transparência para a moda e aproximar os consumidores das boas práticas das empresas.
Imagem: Aline Ramos/Divulgação