Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Chega de mimimi! Vamos à prática?

Redação de Redação
6 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Jean Paul Rebetez*

Caros,
Nessas horas onde os desafios são muitos e as oportunidades raras, devemos não jogar palavras ao vento e fazer acontecer!

Crise, crise e mais crise! Cansei desse mimimimi!

Vamos olhar para dentro das nossas organizações e fazer o que tem que ser feito!

Os fatores externos não podemos controlar e não está em nossas mãos, mas, aqueles fatores que temos controle, devem ser abordados direta e eficazmente.

Frases sem efeito, como “reduzir despesas e aumentar faturamento” dizem pouco sozinhas.

Onde? O que priorizar? Como aumentar faturamento? É que são elas!

Bem, o que posso então sugerir sobre o que deve ser priorizado pela empresa? Vamos lá, sempre entendendo que “fácil” nada será, são seis sugestões de saída:

1- Diminuir cobertura de estoque ao menor nível e que não impacte as vendas, mesmo sabendo que para isso algumas vendas serão perdidas, mas, no final, a estratégia valerá a pena para manter a liquidez da empresa, girar produtos antigos, abrir possibilidades para novos itens e melhorar arrumação das lojas. Tenha certeza, se diminuirmos o estoque em 10% ou 15% dificilmente reduziremos as vendas! Um ótimo caminho para isso, além de promover o estoque antigo, é diminuir a variedade do sortimento que carrega. Melhor apostar na profundidade dos itens de melhor venda;

2- Preservar as margens dos itens de bom giro e, eventualmente, buscar no próprio sortimento, produtos que possam receber uma remarcação (aumento de preço) para ganhos adicionais de margem compensando itens que necessariamente faremos remarcações (diminuição de preço);

3- Resolver falhas de abastecimento, problema crônico no varejo. Reduzir ao máximo as rupturas, para tanto revisar o sortimento no detalhe entendendo seu comportamento nos meses anteriores, comparando-os com o planejado, classificar seus fornecedores conforme sua relevância para o negócio;

4- Entender o que o cliente deseja. A aproximação do time comercial, produto e marketing é fundamental para o sucesso da empresa, sinergia total para essa tríade. Eles devem entender o que o cliente procura no momento.

5- Renegociar os alugueis imediatamente. Agora é a hora! Os shoppings estão com vacância, especialmente os menos maduros; os proprietários de rua amedrontados em perder seus inquilinos; é a primeira vez na década que os imóveis sentem queda. É a hora para baixar essa conta em no mínimo 30%! Ampliar a operação neste momento só se o negócio tem demanda e a oferta de taxa de ocupação for muito compensadora. Se não, não arriscar;

6- Matriz ABC: Rever o quadro de pessoas! Essa talvez seja uma das ações mais difíceis para muitos, mas é a hora propícia para eliminar o desempenho da “C” da curva ABC, dos quadros. Além do mais as agências recrutadoras e sites da internet estão com seus estoques repletos de ótimos profissionais disponíveis a um custo mais baixo do que nunca!

Gestão na crise, este o remédio! O resto é desculpa.

Mãos à obra!

*Jean Paul Rebetez ([email protected]) é diretor de Consultoria da GS&AGR

Postagem anterior

Shopping Centers: as 4 dimensões

Próxima Postagem

Negócios que estão vendendo lenços na crise

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Negócios que estão vendendo lenços na crise

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.