Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Franquias devem levar digitalização e eficiência operacional para além do pós-pandemia

Manter ensinamentos aprendidos durante o pior momento da crise sanitária é essencial para a evolução do setor

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
11 de julho de 2022
no Destaque do dia, Economia, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Franquias devem levar digitalização e eficiência operacional para além do pós-pandemia

Durante o pico mais alto da pandemia da covid-19, muitos setores tiveram que reformular seus modelos de negócios. No caso do franchising, esforços visando a aceleração da digitalização, intensificação do suporte ao franqueado e eficiência operacional foram decisivos para garantir que a taxa de fechamento definitivo de franquias permanecesse baixa. 

Para Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo Bittencourt, manter esses ensinamentos para além do pós-pandemia é essencial para a evolução do setor. ”As franquias devem continuar interpretando seu consumidor como o centro, levando soluções direcionadas a eles”, conta.

A executiva cita o fim da diferenciação entre canais como principal evolução trazida pela pandemia. Segundo ela, o setor quebrou paradigmas ao entender que as redes e a marca deveriam ter uma relação de interdependência, possuindo um canal unificado ao se relacionar com seus consumidores.

“Antes, cada canal tinha um ‘feudo’ próprio. Agora, entende-se que o consumidor é da marca, não do canal. Dessa forma, as redes estão tendo que pensar no franchising — loja própria, digital — como um todo”, diz ela. 

Para acompanhar as mudanças de hábitos de consumo dos clientes, a executiva conta ainda que as franquias quebraram paradigmas que limitavam franqueados a operarem exclusivamente com o fluxo de seu ponto, atingido pelas medidas de restrição social impostas para conter o avanço do vírus. “Essa situação fez com que muitas mudanças, inclusive estruturais e jurídicas, acontecessem no franchising”, complementa. 

Alavancado pela retomada das atividades presenciais, o setor segue em recuperação, apresentando um crescimento de 8,8% no faturamento do 1º trimestre  em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento trimestral realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o período totalizou receita de R$ 43,380 bilhões frente aos 39,881 bilhões observados em 2021. 

O futuro do franchising é consciente

Lyanna Bittencourt também comentou sobre o movimento ”Franchising Consciente”, criado pelo Grupo Bittencourt e Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB). Com o objetivo de incentivar modelos de negócio sustentáveis para o setor, as empresas desenvolveram um projeto que desenvolve ecossistemas de negócios mais humanizados. 

Sob os pilares propósito maior; orientação para stakeholders; liderança consciente; e cultura consciente, a metodologia incentiva empresas a avançarem em iniciativas ESG. “Uma cultura consciente muda tudo no jogo e, mais do que isso,  uma liderança que é consciente do seu papel consegue ir muito além do lucro a curto prazo”, comenta Lyanna.

Em tempos nos quais o consumidor está cada vez mais consciente e exige transparência sobre os produtos e marcas que consome, adotar iniciativas sustentáveis é essencial para a sobrevivência no mercado.

“Alguns empresários sentem que precisam fazer melhor, mas às vezes não sabem por onde começar. Achamos que a metodologia ajudou a acelerar o processo [de implementação de modelos de negócio sustentáveis], mas vai depender de cada um sentir que é necessário fazer e entender o mundo ao redor”, finaliza.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Repensando cultura e atitude inovadoras

Próxima Postagem

São Paulo registra crescimento de 68% de abertura de empresas no semestre

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi
Economia

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa
Economia

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
São Paulo registra crescimento de 68% de abertura de empresas no semestre

São Paulo registra crescimento de 68% de abertura de empresas no semestre

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.