Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Consumidor no centro, retomada do varejo físico, PDV em evolução: tendências da NRF na prática

Especialistas reuniram insights para o mercado no Interactive Retail Trends, promovido pela Gouvêa Experience em São Paulo

Redação de Redação
1 de fevereiro de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 5 minutos
Consumidor no centro, retomada do varejo físico, PDV em evolução: tendências da NRF na prática Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab, no Interactive Retail Trends de 2023 (Foto: Mercado&Consumo)

Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab

As novas relações entre marcas e seus colaboradores e consumidores estão entre as tendências que moldarão o futuro do consumo e do varejo. Para Karen Cavalcanti, sócia-fundadora da Mosaiclab, o paradoxo entre tecnologia, que foi acelerada na pandemia de covid-19, e o olhar humano foi um dos temas principais vistos na NRF Retail’s Big Show de 2023, um dos mais importantes eventos de varejo e consumo do planeta, realizado em janeiro em Nova York, nos Estados Unidos.

Os principais insights do evento foram debatidos no Interactive Retail Trends – Pós- NRF 2023, realizado em São Paulo nesta terça-feira, 31, pela Gouvêa Experience.

“A tecnologia foi a tábua de salvação na pandemia. Fez a gente conversar com amigos, família e com o trabalho. Mas, na pandemia, também vimos como somos frágeis e as marcas aceleraram o olhar para o humano”, diz.

Com isso, o poder de decisão e de escolha passa para as mãos do consumidor. Essa mudança fez surgir uma nova tendência: a do crowd empowerment, ou empoderamento de multidões, em que qualquer pessoa com um smartphone pode ser recompensada por suas contribuições e impulsionar iniciativas de pesquisa.

Como exemplo, Karen citou a plataforma da Lego, que permite que os consumidores façam sugestões de peças – algumas dessas sugestões acabam, até, virando produtos.

Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, no Interactive Retail Trends de 2023 (Foto: Mercado&Consumo)
Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls

Retomada da loja física

Outra forte tendência é a retomada das lojas físicas ao centro das atenções com novas e ampliadas funções. De acordo com Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, o desafio atual do varejo é estabelecer conexões com a Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010), que cresceu com o digital, mas valoriza profundamente o físico. Além disso, o executivo aponta que o setor deve observar a Geração A (nascidos a partir de 2010), que usará o digital como ferramenta para descobertas e engajamento com o mundo físico.

Na esteira dos novos hábitos de consumo, as marcas estão se aproveitando da integração do físico com o digital para desenvolver espaços baseados no conceito de ”economia da dopamina”, visando capturar a atenção do cliente através de experiências em vez dos próprios produtos.

Marinho também cita o ”share of life” como tendência da NRF 2023.  O conceito se baseia na importância que os estabelecimentos têm na vida dos consumidores. ”Ocupando os espaços com áreas de entretenimento, o cliente aproveita mais tempo do seu dia no local. Se ele está vivendo ali dentro, é provável que consuma mais serviços’’, explica, citando espaços como a Starbucks Reserve do Empire State Building, em Nova York, e o complexo de varejo e entretenimento American Dream, em Nova Jersey – ambos locais visitados pela delegação da Gouvêa Ecosystem para a NRF neste ano, na qual a Mercado&Consumo também embarcou.

Consumidor no centro, retomada do varejo físico, PDV em evolução: tendências da NRF na prática Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, no Interactive Retail Trends de 2023 (Foto: Mercado&Consumo)
Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem

‘OmniPDX’, a evolução do PDV

Em uma de duas duas palestras do dia, Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, reforçou o conceito de OmniPDX. “O PDV (ponto de venda) deixou de ser um lugar onde a oferta encontra a demanda. Tudo é ponto de contato com o consumidor agora. Então temos o OmniPDX, em que o ‘X’ representa tudo. Ele é um ponto de tudo”, revelou Yamashita.

O consumidor está no centro do OmniPDX e conta em sua volta com solução, operação e relacionamento. “Visitamos a Reddy by Petco, em Nova York. Uma loja do segmento de pets que criou um amplo ecossistema coloca o consumidor e o seu pet no centro de tudo. É uma tendência muito clara no OmniPDX”, lembrou Yamashita.

Outro ponto presente neste novo conceito é o propósito, com as marcas de varejo indo muito além do que apenas a venda. “Passamos pela Patagonia também, que hoje se posiciona como muito mais do que uma loja de roupas e casacos. Eles têm um ideal de não incentivar a compra de novos produtos. Por isso trabalham muito com o conceito de reparo dos seus próprios produtos. Antes de pensar em comprar outro, ou você arruma, ou você vende. E todas as ações da empresa buscam alcançar seu propósito”, afirmou Yamashita.

Como não poderia deixar de ser, o digital acaba englobando tudo quando se fala em OmniPDX. “As empresas que estão ganhando a competição são aquelas que entenderam o equilíbrio necessário entre físico e digital, com o digital invadindo o físico e o físico se misturando com o digital. A experiência permeando tudo isso”, revelou o COO da Gouvêa Ecosystem.

Fechando o conceito de OmniPDX, Eduardo Yamashita comentou sobre quatro pilares por trás de tudo: Data & Analytics, Conexão e Descoberta, Unified Commerce e Omni Fulfillment. “São pontos fundamentais neste novo modelo. É o uso da totalidade das forças visando a experiência do consumidor no centro de tudo.”

Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, no Interactive Retail Trends de 2023 (Foto: Mercado&Consumo)
Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem

Scale as a Service

Yamashita também levou ao palco do Interactive Retail Trends o conceito do “Scale as a Service”, que consiste no ato de ganhar escala, no varejo, oferecendo serviços. “Há uma mudança estrutural em andamento, como vimos nas palestras e na área expositiva da NRF.”

Ele explicou que escala e capacidade de investimento eram antes uma barreira intransponível, em especial para pequeno e médio varejo. Mas isso começou a mudar à medida que os chamados ecossistemas de negócios começaram a entrar no jogo, como Alibaba, Amazon e, mais recentemente, o Walmart.

“Ecossistemas são uma forma de pensar e estruturar o negócio atraindo empresas complementares, e eventualmente até competidores, para esse esse novo modelo de negócio”, definiu.

Yamashita citou o exemplo do Walmart que, na NRF 2023, montou um imenso estande para divulgar o “Walmart Go Local”, um serviço de entrega white label disponibilizado para outros varejistas. Com ele, a gigante americana cria fluxos de receita alternativos.

A Amazon também percorre esse caminho, vendendo o modelo de loja 100% autônoma desenvolvido inicialmente para a Amazon Go. Hoje, a tecnologia é usada, entre outros varejistas, pela rede de conveniência Hudson nos Estados Unidos.

“Os grandes varejistas não serão mais varejistas. As operações vão continuar relevantes e servirão como um grande laboratório de desenvolvimento de soluções”, sentenciou. “Essa transformação está começando com a logística, mas deve haver uma expansão para vários serviços. Até agora ser bom no varejo significava ter escala ou estrutura. Se essa barreira cai, o que define o diferencial competitivo de uma empresa vai mudar.”

Consumidor no centro, retomada do varejo físico, PDV em evolução: tendências da NRF na prática Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, no Interactive Retail Trends de 2023 (Foto: Mercado&Consumo
Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice

Reinvenção das lideranças

Já Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, abordou no Interactive Retail Trends – Pós- NRF 2023 a reinvenção e os desafios das lideranças. Uma das características notadas foi a volta do “human centricity”, que consiste em colocar os funcionários e clientes no centro de tudo.

A flexibilidade foi outro tópico apontado como fundamental para manter os trabalhadores motivados e engajados. “É preciso ouvir o colaborador genuinamente e entregar a ele uma jornada melhor de trabalho”, destacou Cristina.

A executiva comentou que a realidade agora é marcada por três grandes preocupações, os chamados “3 C’s”, que dizem respeito ao clima, aos conflitos e à covid. Além deles, outro fator que se mantém como desafio é a alta inflação, que chegou a ser denominada, na feira, como “recessão contínua” por seu caráter sazonal.

Diante desse cenário de incertezas, inflação e conflitos, Cristina questionou o público presente se é necessário esperar o momento perfeito para aplicar a mudança. “O cenário e o momento perfeito nunca existirão. Mas sim a sua decisão perfeita como líder”, finalizou.

Aiana Freitas, Gabrielly Mendes, Gustavo Grohmann, Larissa Feria e Marcelo Audinino.
Imagens: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Tecnologia e pessoas: a combinação perfeita da gestão

Próxima Postagem

Americanas dispensa trabalhadores terceirizados de SP, Rio e Porto Alegre

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
BNDES investiu mais de R$ 5 bi para equilibrar mercado após crise da Americanas

Americanas dispensa trabalhadores terceirizados de SP, Rio e Porto Alegre

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.