Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como atingir o sucesso em operações de foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
1 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Negócio: Como atingir o sucesso em operações de foodservice

Diariamente o gestor de um negócio de alimentação realiza o microgerenciamento de múltiplos processos, pessoas e ações. O atraso de um colaborador, a falta de produto, um pedido mal atendido por erro no preparo… é tanta coisa acontecendo junto que parece impossível domar isso tudo e ter as respostas que assegurem o sucesso do negócio.

O mercado de alimentação fora do lar é subestimado por muitos. Assim, inúmeros negócios são geridos por profissionais inexperientes que destroem o potencial resultado ou geram prejuízos irrecuperáveis.
Esse é um setor de margens apertadas, então, os salários não são suficientemente atraentes para que profissionais com ótima formação se interessem em atuar em cargos de gestão.

Então, como fazer dar certo? Na Gouvêa Foodservice, usamos a máxima: “Onde não há experiência, há espaço para um checklist.” Sim! O checklist é uma ferramenta fundamental para apoiar gestores e equipes em formação a terem uma direção até que comportamentos se tornem recorrentes.

Outra grande vantagem no uso de checklist como ferramenta de gestão é a implementação de pesos e valores que criam métricas para a medição da performante e, portanto, a criação de históricos evolutivos.

Apesar da importância dessa ferramenta, por muito tempo os checklists foram feitos em planilhas impressas e isso criava oportunidade de perda das informações. Atualmente utilizamos aplicativos que digitalizam esses materiais e geram dados em tempo real para que seja possível atuar sobre eles. Incluindo adição de comentários, fotos e recomendações de ações imediatas.

Mas de nada adianta a tecnologia sem a preparação e empoderamento da equipe na distribuição de responsabilidades para o gerenciamento e apontamento dos erros e acertos do dia a dia.

Conforme dito no início desse artigo, são inúmeros processos a gerenciar. Assim, são necessários diferentes checklists e as informações de cada um deles devem ser direcionadas para um painel de gestão. E só assim a mágica acontece!

A equipe começa a perceber o quão importante é executar suas atividades com perfeição e os impactos que gera ao negócio. A fluidez operacional, a redução do estresse diário, os resultados financeiros acontecendo. Mas só o consumidor é capaz de coroar a consolidação da excelência de um negócio. Portanto, ouvir o cliente sistematicamente é fundamental.

É possível ouvir os clientes empiricamente, por meio de um link direcionado a um formulário online, por exemplo, mas recomendamos a combinação de qualidade e credibilidade com ferramentas estruturadas e profissionais, além da escuta estimulada sinalizando ao cliente que sua opinião é importante e será valorizada pela equipe.

O sucesso poderá ser declarado quando os indicadores apontarem a evolução e/ou o atingimento dos objetivos traçados.

Trabalho, maturação e maturidade para enxergar a realidade e inovação, inteligência e humildade para encarar os desafios farão a diferença na sua jornada.

Boa sorte!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Leroy Merlin lança programa de fidelidade para profissionais de decoração e engenharia

Próxima Postagem

Petland&CO investe em retrofit para ampliar número de franqueados

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo
Varejo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Petland&CO investe em retrofit para ampliar número de franqueados

Petland&CO investe em retrofit para ampliar número de franqueados

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa

Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.