Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As mudanças de comportamentos frente às demissões em massa na indústria da tecnologia

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
1 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
As mudanças de comportamentos frente às demissões em massa na indústria da tecnologia

As grandes demissões em massa na indústria de tecnologia, conhecidas como “Tech Layoffs”, chamaram atenção em 2022 e continuam assustando os profissionais de TI após a virada do ano. Em forte contraste à movimentação do mercado indicando para um possível estouro de bolha, enquanto os economistas apontam para o início de uma recessão, temos recrutadores tentando preencher a demanda de vagas, que surge como superior ao número de pessoas capacitadas para ocupá-las.

As incertezas do mercado mundial, a guerra da Ucrânia, as contratações emergenciais durante a pandemia da covid-19 e a mudança no comportamento do público, seja consumidor, seja profissional, são pontos importantes para entendermos o momento que estamos vivendo e as transformações que teremos daqui para frente. O otimismo pela recuperação na retomada pós-pandemia não veio com os níveis pré-pandêmicos, conforme era esperado pelas empresas, e trouxe um nível de cautela ainda maior por conta da crise financeira global e a estagnação de muitos negócios.

Precisamos lembrar também que foi por conta dos bloqueios e período de quarentena, durante os piores picos da covid-19, que as empresas precisaram buscar por profissionais de tecnologia para atender à demanda de pessoas utilizando a internet para obterem por entretenimento, comunicação, educação e trabalho. No entanto, com a retomada das atividades presenciais, os consumidores passaram a rever seus gastos e otimizarem seus orçamentos mensais para sobreviverem às crises financeiras no Brasil e no mundo.

Ao analisarmos as mudanças no comportamento do consumidor, os acontecimentos financeiros globais e o crescimento desordenado do segmento na tentativa de atender à demanda latente durante os três últimos anos, conseguimos compreender os recentes planos de reestruturações e as mudanças nos negócios, tendo nas demissões em massa uma alternativa para cortarem gastos e se prepararem para qualquer possibilidade recessão.

Segundo o Tech Layoff Tracker, da TrueUp, tivemos mais de 241 mil demissões em empresas de tecnologia em 2022. Além dos anúncios feitos pela Amazon, Google, Meta, Microsoft e Salesforce, entre outras big techs, tivemos mais de 153 mil pessoas demitidas até agora, em 2023. No Brasil, o site Layoffs.fyi registrou demissões em mais de 100 empresas de tecnologia, sendo Loggi, PagBank e Loft com os maiores números, com mais de 26 mil profissionais dispensados de suas funções até o fim de janeiro de 2023.

Assim como o estouro da Bolha PontoCom em 2000, estamos presenciando uma alteração no comportamento das empresas que, além da mudança no comportamento e prioridade dos consumidores, pode estar fortemente relacionada aos altos salários que são pagos para esse perfil de profissional, com o rompimento de uma nova bolha em busca da regulamentação dos cargos, revisão das reais necessidades dessas posições para as companhias e assertividade na contratação.

Reiterando essa necessidade de rever as contratações de profissionais de TI e o plano de negócio com foco na aceleração digital, Max Nirenberg (Commit USA) afirmou, em entrevista à Spiceworks, que “muitas empresas de tecnologia que realizaram demissões em 2022 e 2023 administraram mal seus orçamentos, com a má formação de equipe nos anos anteriores, principalmente na tentativa de crescerem rapidamente ou ao estimarem quais habilidades seriam necessárias para serem contratadas em tempo integral ao lançarem um novo produto ou serviço”.

Prova de que as demissões em massa não estão necessariamente ligadas à possibilidade de recessão econômica são as oportunidades de emprego, que demonstram crescimento de 38% em 2023, atingindo 33 mil vagas, segundo a Forbes Brasil. O mesmo vale para o otimismo sobre o mercado brasileiro de tecnologias da informação e comunicação (TIC), com crescimento previsto em 5% para 2023, chegando a valer US$ 80 bilhões, segundo um novo levantamento da consultoria IDC (International Data Corporation).

Independentemente da resposta que obtivermos ao olharmos para todas essas questões, o mais importante para a nossa reflexão é que ela precisa estar direcionada ao valor do capital humano e sobre como podemos trabalhar com os profissionais de tecnologia de maneira mais eficiente. Cada vez mais alinhado ao plano de negócio e atendendo uma demanda real, pela peculiaridade dos perfis ou pela dificuldade de conquistá-los para se encaixarem na cultura e organização das empresas, as empresas e os recrutadores também precisam repensar estruturas, além dos formatos de prospecção, contratação e fidelização.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Johnnie Walker lança novo rótulo em palco do Lollapalooza Brasil

Próxima Postagem

Petland expande operação no Rio Grande do Sul e projeta 19 lojas até o final do ano

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Petland

Petland expande operação no Rio Grande do Sul e projeta 19 lojas até o final do ano

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.