Neste 1º de abril, o Dia da Mentira, o Burger King, em parceria com o Aos Fatos, agência de checagem de notícias, lançou campanha convidando consumidores a denunciarem fake news, por meio de número de telefone, em troca de um cupom que equivale a um lanche Whopper.
“Escolhemos abordar em nossas campanhas temas que precisam ser debatidos na sociedade, a exemplo das fake news. E, para isso, nos unimos a parceiros, como o Aos Fatos, para que possamos ampliar o conhecimento e as discussões sobre o tema”, explica Juliana Cury, diretora de Marketing e Inovação da BK Brasil.
A ação estará disponível até domingo, 3, e é limitada às primeiras 300 pessoas que enviarem o conteúdo. O caminho a ser seguido na denúncia é o bot Fátima, do BK, no número (21) 99747-2441.
Para a participação, o cliente deverá enviar a #whopperdeverdade e reportar a notícia falsa. Depois disso, um cupom com desconto de R$ 14,90, valor equivalente ao sanduíche Whopper, com um passo a passo para o resgate será enviado.
O tíquete, porém, só poderá ser usado em compras a partir de R$ 29,90, para ser utilizado no BK Delivery, até 15 de abril. A agência Aos Fatos irá avaliar a fake news posteriormente.
“A desinformação é uma questão urgente que deve ser discutida entre todos. Aproveitamos o Dia da Mentira para levantar a importância de checar informações antes de passá-las para frente. Hoje temos instituições, como o Aos Fatos, que se dedicam ao trabalho de checagem e que podem ajudar a evitar que muitas fake news sejam espalhadas por aí, muitas vezes causando situações irreversíveis”, diz Fernanda Fontes, CCO da Agência Ginga.
Imagem: Deutschlandreform / Shutterstock.com