Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Multiplan anuncia resultados do primeiro trimestre e medidas de suporte a lojistas

Redação de Redação
1 de maio de 2020
no Malls, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
MorumbiShopping

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2020. Em resposta aos impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a Companhia tem implementado iniciativas para fortalecer sua posição financeira e oferecer suporte a lojistas e comunidades diante do atual cenário global.

Apesar da suspensão temporária da operação de seus shopping centers na segunda quinzena de março, a empresa apresentou evolução positiva em receita, lucro, EBITDA, resultado operacional líquido (NOI) e fluxo de caixa operacional (FFO), favorecidos por condições pontuais, pelo forte desempenho dos primeiros dois meses do ano e também por medidas adotadas para minimizar os impactos da pandemia.

No trimestre, a receita líquida da Multiplan alcançou R$ 326 milhões, com crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2019, beneficiando-se das recentes aquisições de participação em shoppings do porfólio e do desempenho nos dois primeiros meses do trimestre. Nos 12 meses encerrados em março de 2020, a receita líquida alcançou R$ 1,347 bilhão, com aumento de 6,3% em relação a igual período do ano anterior.

As medidas de apoio a lojistas tomadas pela Multiplan tiveram impacto na receita com aluguel, que registrou resultado 5,6% menor quando comparado ao mesmo trimestre em 2019, atingindo R$ 236,3 milhões. Em 12 meses, a Companhia registrou crescimento de 3,8% na receita com aluguel, somando R$ 1,1 bilhão.

As vendas dos lojistas nos shopping centers da Multiplan atingiram R$ 3,1 bilhões no trimestre, apresentando redução de 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior – resultado impactado pelas suspensões temporárias da operação dos shoppings da Companhia a partir de 18 de março. Considerando apenas janeiro e fevereiro, as vendas dos lojistas cresceram 7,8% em relação ao mesmo período de 2019, totalizando R$ 2,5 bilhões.

Os principais destaques nos dois meses foram o MorumbiShopping (+11,6%) e o Shopping Anália Franco (+10%) em São Paulo, e o BarraShopping (+9%) no Rio de Janeiro. Adicionando a primeira metade de março à análise, as vendas dos lojistas cresceram 7,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Resultado Operacional Líquido (NOI) alcançou R$ 298,1 milhões, com crescimento de 7,4% em relação ao primeiro trimestre de 2019. O EBITDA foi de R$ 343,7 milhões, ficando 49,1% acima do mesmo período do ano anterior. Considerando os últimos 12 meses encerrados em março de 2020, o EBITDA totalizou R$ 1,045 bilhão, registrando um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro líquido da Companhia alcançou R$ 177,7 milhões no trimestre, com aumento de 93,3% frente ao primeiro trimestre do ano passado. O resultado foi beneficiado principalmente pelo crescimento de 5,9% na receita líquida; redução de 11,7% nas despesas gerais e administrativas, refletindo as iniciativas da Companhia em redução de custos; redução de 16,7% nas despesas com propriedades beneficiadas pela recuperação de despesas não recorrentes e maior taxa de ocupação; e redução de 22,6% nas despesas financeiras devido às recentes renegociações de dívidas e redução da taxa básica de juros (Selic). Já o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) atingiu R$ 245 milhões, um aumento de 76,1% em relação ao mesmo período de 2019, beneficiado pelas mesmas condições do lucro líquido.

Apoio a lojistas e medidas de prevenção
Para Armando d’Almeida Neto, Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan, apesar do impacto da suspensão temporária das operações, a Companhia adotou com rapidez medidas para apoiar lojistas e fortalecer sua posição financeira, sem prejuízo para sua estratégia de longo prazo.

“A solidez da nossa empresa permitiu que atuássemos de forma rápida para dar suporte aos lojistas e reduzir os impactos sobre a Companhia. Além das condições que oferecemos para o locatário, também apoiamos as vendas de operações autorizadas a funcionar por delivery. Para isso foram importantes nosso superapp Multi, o investimento na Delivery Center, e medidas como divulgação dos lojistas e sistema drive-thru, o que também representa conveniência para o cliente”, afirma o executivo.

“Nesse momento em que nos planejamos para a reabertura, temos consciência dos desafios de curto e médio prazo, mas mantemos a visão de longo prazo e o foco em fazer bem feito que sempre nortearam a Companhia ao longo desses 45 anos. Os ativos da Multiplan permanecem entre os melhores do país, com localização ímpar”, acrescenta.

A Companhia ofereceu a lojistas redução de 50% nos encargos de condomínio e isenção de pagamento do fundo de promoção, além de oferecer redução de 50% no aluguel de março. A Multiplan concedeu, até abril, aproximadamente R$ 300 milhões em reduções e isenções para lojistas, considerando aluguel, condomínio e fundo de promoção, e outras despesas de conservação dos shopping centers. Além disso, por meio do superapp Multi e da Delivery Center, que atua também na integração das lojas com vários aplicativos e marketplaces, a Companhia ofereceu aos lojistas um canal para manter contato com os clientes dos shoppings, que buscam cada mais rapidez nas entregas.

Em março, os novos contratos assinados entre a Delivery Center e os locatários da Companhia aumentaram 131% em relação ao mês anterior, ampliando a participação de varejistas além da categoria alimentação. Os pedidos on-line dos empreendimentos da Companhia por meio da Delivery Center aumentaram 66,4% na primeira quinzena de abril, em comparação com o mesmo período do mês anterior. Campanhas sazonais, como as vendas da Páscoa por meio do aplicativo Multi também contribuíram para o aumento geral das vendas on-line, que atingiu novos recordes de vendas e número de pedidos na segunda semana de abril.

A Multiplan também está apoiando as comunidades das regiões onde atua, com campanhas de doação; parcerias para uso dos estacionamentos em ações de testagem de COVID-19 e vacinação contra a gripe; campanhas educativas nos canais de mídia dos shoppings; e vendas por drive-thru, oferecendo comodidade e segurança para lojistas e clientes. A Multiplan também vem desenvolvendo protocolos para garantir as melhores práticas para suas operações.

Como parte dessa iniciativa, a companhia adquiriu 100 mil máscaras e 25 mil testes para COVID-19. A empresa também contratou a consultoria de infectologistas para orientar os procedimentos mais adequados com objetivo de garantir a segurança e a preservação da saúde de clientes e colaboradores.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Pague Menos apresenta crescimento de 30% em EBITDA no primeiro trimestre

Próxima Postagem

Líderes da Riachuelo, RD Raia Drogasil e Telhanorte Tumelero acreditam no digital para a retomada dos negócios

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Atacadão app
Varejo

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice
Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil
Economia

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje
Economia

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
RIACHUELO

Líderes da Riachuelo, RD Raia Drogasil e Telhanorte Tumelero acreditam no digital para a retomada dos negócios

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.