Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Do fogão a lenha aos cooktops: Atlas diversifica produção

A companhia inicia esse ano uma nova etapa, iniciando a produção de coifas, depuradores, fornos de embutir e cooktops a gás e elétrico.

Redação de Redação
1 de maio de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Do fogão a lenha aos cooktops: Atlas diversifica produção

Em meio a uma queda de cerca de 10% no mercado fogões registrada no ano passado e no primeiro trimestre deste ano, a Atlas Eletrodomésticos, fabricante nacional e líder com 37% das vendas do produto, não quer ser mais apenas fogão.

A companhia da família Petrycoski, que em 1950 começou no negócio de cocção fabricando fogão a lenha, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, e em 1988 foi para o fogão a gás, neste ano inicia uma nova etapa. Começa a produzir coifas, depuradores, fornos de embutir e cooktops a gás e elétrico. “Há um mar de oportunidades”, afirmou ao Estadão o CEO da Atlas, Marcio Veiga.

O foco principal da empresa neste momento é explorar o mercado de itens relacionados à cocção. Neste ano, serão 40 lançamentos, um volume recorde na história da empresa. A maior parte dos novos produtos leva a marca Dako, adquirida pela empresa em 2017 da sueca Electrolux, que havia arrematado em leilão a marca da mexicana Mabe, que foi à falência.

Metade dos lançamentos já está no mercado. O restante chega ao varejo no segundo semestre. O executivo conta que haverá novidades no segmento de fornos, diz que não tem planos de produzir micro-ondas, mas admite que estuda o mercado de fritadeiras (airfryer).

A decisão de diversificação, segundo ele, não está ligada a uma questão conjuntural, de juros altos e queda na venda. O executivo da Atlas argumenta que, há 73 anos no mercado, a empresa enfrentou vários ciclos de alta e de baixa da economia e que esta acostumada com essas oscilações.

A companhia, de capital fechado e que emprega 2 mil trabalhadores, não revela quanto fatura. Nos últimos quatro anos, a Atlas investiu cerca de R$ 100 milhões na ampliação da capacidade de produção da fábrica. A unidade de Pato Branco hoje está apta a produzir 3 milhões de unidades de produtos por ano, mas utiliza entre 75% a 80% da capacidade.

“O que fizemos agora foi segurar investimentos em ampliação da fábrica e concentrar esforços em produto, porque, na nossa visão, isso vai fazer com que nos destaquemos em relação à concorrência”, afirma. Para os lançamentos deste ano foram gastos R$ 15 milhões.

Aliás, concorrência é o que não falta no segmento de fogões. O mercado de produtos para média/baixa renda, no qual a empresa originalmente atua com a marca Atlas, é muito disputado, sobretudo pelas marcas regionais. Veiga enumera quase dez marcas, incluindo os fogões fabricados pelas grandes multinacionais como Whirlpool e Electrolux.

Concorrência

No momento, o executivo acompanha com atenção os movimentos das gigantes asiáticas, como a Panasonic, Samsung e Midea, que ocorrem nos segmentos de refrigeração e lavanderia. Por ora, segundo ele, não há investidas dessas empresas no segmento de fogões. “Mas não tenho dúvida de que isso vai acontecer em algum momento, por isso é preciso se diferenciar e ter produtos que atendam aos consumidores para se manter na liderança”, revela o CEO da Atlas.

A companhia já vinha experimentando novos produtos, mas não com a velocidade atual. Veiga diz que a empresa foi pioneira na produção de fogões de piso com mesa de vidro e hoje detém 50% desse mercado.

O cooktop elétrico (por indução), por exemplo, lançado neste ano, tem como pano de fundo as novas tendências, isto é, o avanço do uso de fontes de energia sustentáveis como a solar. Ao preço de R$ 1.500, não se trata de um produto barato. O valor não é comparável ao modelo de fogão de entrada da marca Atlas, vendido por R$ 659 no varejo, que chegou a sair de linha por causa da alta do preço do aço, mas voltou a ser fabricado no ano passado.

O executivo admite que a empresa, que tem sua origem ligada ao fogão a lenha, está diversificando e sofisticando seus produtos para enfrentar a concorrência, seguindo o exemplo de outras companhias tradicionais.

Com informações de Estadão Conteúdo (Márcia De Chiara)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

PicPay entra no mercado de benefícios com solução para ‘vales’

Próxima Postagem

Heineken inova com comunicação digital cambiável em pontos de venda

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Heineken inova com comunicação digital cambiável em pontos de venda

Heineken inova com comunicação digital cambiável em pontos de venda

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.