Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Perdas do varejo crescem 7% após três anos de queda

Redação de Redação
1 de julho de 2019
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Perdas do varejo crescem 7% após três anos de queda

Depois de três anos de queda, as perdas no varejo voltaram a crescer em 2018, como aponta a 2ª Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro organizada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em 12 segmentos (Atacado/Atacarejo, Calçados, Construção/Lar, Drogarias, Eletro/Móveis, Esportes, Livrarias/Papelarias, Lojas de Departamento, Magazines, Moda, Perfumarias e Supermercados). Em 2015, o índice foi de 1,4%; em 2016 fechou em 1,32% e em 2017 atingiu a marca de 1,29%. No ano passado, a perda média chegou a 1,38% do faturamento líquido do varejo restrito de R$ 1.55 trilhão, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um aumento de 7% de um ano para o outro. Com base no cenário retratado na pesquisa, estima-se uma perda projetada para todo o varejo de aproximadamente R$ 21,5 bilhões.

De acordo com a nova pesquisa da Abrappe, as quebras operacionais continuam sendo as principais causas das perdas, com participação de 36% sobre o total. Furtos externos, com 20%, erros de inventário e furtos internos, com 13% e 11%, respectivamente, vêm na sequência, à frente de erros administrativos (9%), outros (4%), fraudes de terceiros externos, fraudes de terceiros internos (ambos com 3%) e cadastro de produtos (2%). As perdas decorrentes da operação do crediário apresentaram um índice de 0,57% sobre o faturamento líquido, resultado expressivo e com impacto direto no fluxo de caixa da empresa. Embora os meios de pagamento eletrônico tenham aumentado sua participação, dinheiro falso continua sendo um ponto de atenção para todo operador de caixa no varejo. A média do prejuízo foi de 0,37% do faturamento líquido das empresas.

Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe, afirmou que prevenir perdas é sempre um grande desafio para as redes varejistas e também para as indústrias. “Esse crescimento da perda pode ser parcialmente explicado a partir da análise do cenário econômico vivenciado no ano passado. Como o otimismo e apetite de investimento para parte dos empresários foi maior em relação a 2017, muitas empresas investiram em níveis de estoques mais altos, porém, a venda não ocorreu de acordo com as expectativas e quando isso acontece o estoque perece, seja pela quebra operacional ou por reduções de margem através de reduções de preço”.

A boa notícia da pesquisa foi o levantamento de que as empresas estão investindo em tecnologias ou na contratação de terceiros para reduzir a perda. Áreas de operações, comercial e marketing estão colaborando nestas mudanças, mas a equipe de prevenção de perdas ainda deve ser a grande responsável pela adoção de tecnologias disruptivas e de medidas inovadoras para reduzir o problema.

A Abrappe é uma organização independente formada por representantes de mais de 500 empresas de todos os segmentos do varejo nacional. “Nosso objetivo é sempre contribuir com a redução das perdas e o aumento da rentabilidade do varejo e da indústria no Brasil. Os profissionais e o departamento de prevenção de perdas devem ser estratégicos em qualquer empresa. Queremos, com a associação, propagar esse conceito, pois anualmente bilhões de reais do varejo vão diretamente com o ralo”, explicou Carlos Eduardo.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Rent the Runway instala caixas de coleta em lojas da Nordstrom

Próxima Postagem

Maioria das empresas tem dificuldades na gestão de dados

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Caixa
Economia

Caixa e Banco Mundial negociam linha de US$ 500 milhões para transição energética

9 de dezembro de 2023
illy
Notícias

Entrevista com Andrea Illy: “Agricultura regenerativa deu qualidade ao café brasileiro”

9 de dezembro de 2023
Brumadinho
Economia

Multa para empresa acusada de fraudar laudos de Brumadinho cai de R$ 22 milhões para R$ 18 mil

9 de dezembro de 2023
Gol
Destaque do dia

Gol e Ambev fazem parceria para promover ‘happy hour’ a bordo entre dezembro e janeiro

9 de dezembro de 2023
Mercosul
Economia

Mercosul e Cingapura assinam acordo de livre comércio, o primeiro com país asiático

9 de dezembro de 2023
Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações
Destaque do dia

Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações

9 de dezembro de 2023
Harry Schmelzer Jr deixará presidência da Weg em março; Alberto Yoshikazu Kuba assume
Economia

Harry Schmelzer Jr deixará presidência da Weg em março; Alberto Yoshikazu Kuba assume

8 de dezembro de 2023
McDonald’s apresenta a CosMc’s, nova rede especializada em bebidas
Destaque do dia

McDonald’s apresenta a CosMc’s, nova rede especializada em bebidas

8 de dezembro de 2023
Próxima Postagem
Maioria das empresas tem dificuldades na gestão de dados

Maioria das empresas tem dificuldades na gestão de dados

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Caixa

Caixa e Banco Mundial negociam linha de US$ 500 milhões para transição energética

9 de dezembro de 2023
illy

Entrevista com Andrea Illy: “Agricultura regenerativa deu qualidade ao café brasileiro”

9 de dezembro de 2023
Brumadinho

Multa para empresa acusada de fraudar laudos de Brumadinho cai de R$ 22 milhões para R$ 18 mil

9 de dezembro de 2023
Gol

Gol e Ambev fazem parceria para promover ‘happy hour’ a bordo entre dezembro e janeiro

9 de dezembro de 2023
Mercosul

Mercosul e Cingapura assinam acordo de livre comércio, o primeiro com país asiático

9 de dezembro de 2023
Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações

Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações

9 de dezembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile