Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Você faz as perguntas certas antes de definir o orçamento da sua empresa?

Redação de Redação
1 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos
Business team working on a new business plan with modern digital computer. Top view shot.

Business team working on a new business plan with modern digital computer. Top view shot.

Orçamento Base Zero (OBZ), um método orçamentário criado por Peter Pyhrr em 1970, tem como objetivo responder duas simples perguntas:

  1. Onde e como podemos gastar nosso dinheiro eficazmente?

  2. Quanto devemos gastar?

Antes de falar de Orçamento Base Zero é preciso entender quais os problemas mais comuns hoje em dia nos orçamentos das empresas; pois, apesar de serem simples perguntas, para muitas empresas, são complexas e trabalhosas de responder.

Existem, de acordo com Pyhrr, três problemas fundamentais que ocorrem em empresas e instituições governamentais:

Falta de objetivos e metas (ou metas não realistas)

É comum encontrarmos empresas que, primeiro, definem o orçamento e, depois, determinam o que vão fazer. Por mais que pareça simples, é extremamente complexo e trabalhoso alinhar a estratégia operacional da empresa com o orçamento. Entendo que, uma das principais dificuldades nas empresas, é ter uma estratégia que “converse” com o orçamento. A estratégia deve definir onde e de que forma devemos alocar recursos, porém na maior parte das empresas, a estratégia é refém do orçamento e dos resultados esperados por este.

Falta de decisões operacionais

Muitas decisões que impactam o orçamento normalmente são tomadas depois que o orçamento é consolidado e aprovado. Imagine que a empresa precise definir a compra/aluguel de um parque fabril para manter a estratégia de crescimento, porém o orçamento não prevê qual será a decisão. Isso gera um imenso retrabalho para atualizar o orçamento e pode levar a empresa a tomar a pior decisão apenas para manter-se dentro do orçamento. Esse tipo de problema é trágico, principalmente quando a diretoria é motivada por bônus regulados pelo orçamento.

Falta da análise de esforço e eficiência

É comum a falta de uma análise aprofundada de como os recursos possuem diferentes impactos dentro do orçamento. A redução de folha de pagamento é o problema mais comum nesse caso. Muitas vezes, “diretrizes” definem que todas as áreas devem reduzir 10% da folha de pagamento, porém sem uma análise das cargas de trabalho. O resultado, muitas vezes, é o aumento de custos com horas extras e o retorno das posições que foram uma vez cortadas.

No Brasil, tanto em grandes como em médias empresas, há outros fatores que prejudicam a gestão orçamentária. É lamentável que muitas companhias, principalmente no segmento varejista brasileiro, estão extremamente atrasadas no que tange a planejamento, estratégia e organização.

Os principais problemas na gestão, orçamento e planejamento econômico financeiro das empresas são:

Orçamentos geridos e elaborados apenas pelo corpo diretivo 

Aqui, é onde a maior parte dos orçamentos pecam em resultados. A diretoria pode ter conhecimento e visão de estratégia, porém são os colaboradores que estão na operação do dia a dia que conhecem os problemas. Muitas das oportunidades financeiras que encontro em projetos de OBZ são marcados pela falta desse elo, entre operação e administração.

Variáveis desconhecidas

As variáveis que implicam no orçamento não podem ser resumidas apenas em inflação, PIB, crescimento, dissídio e comportamentos históricos. A quantidade de problemas, cenários e mudanças que ocorrem dentro de um ano em uma empresa é enorme. Mudanças de lei, projetos, melhorias operacionais, melhorias tecnológicas e, principalmente, a dificuldade de entender a aderência da estratégia no dia a dia da operação.

Falta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados)

A empresa tem um orçamento, porém não dá motivação para que seus funcionários mostrem qualquer engajamento para seguir e alcançar os resultados. Vamos ser francos, um dos principais pilares motivacionais em uma empresa ainda é o financeiro.

Falta de estratégia de curto e longo prazo

Esse tipo de problema normalmente gera metas que “atacam” todos os lados, despesas, custos e receita, porém, sem resolver problemas nem criar um foco. “Quem tudo quer nada tem”.

Estratégias ruins

Erro comum é uma estratégia incoerente com o orçamento desejado. Melhorar a qualidade sem treinamento, ser reconhecido sem investir em comunicação, reduzir turn-over sem uma área de RH atuante, são exemplos de estratégias ruins.

Falta de planos de ação

Talvez, de todos os problemas abordados até agora, este seja o principal. O resultado de todo orçamento deve ser desdobrado em indicadores e planos de ações que definem o que deve ser feito. Se você tem uma meta de redução de custos e despesas sem planos de ação, você não terá resultados.

A nossa metodologia OBZ considera esses pontos, por isso, começamos o orçamento a partir da estratégia da empresa, desdobrando as diretrizes estratégicas em reduções racionais e lógicas, com foco em resultados sustentáveis, “sem voos de galinha”, mas, principalmente, valorizando as pessoas que estão na rotina do dia a dia, tanto na construção do orçamento, na execução, como no resultado.

Postagem anterior

Aplicativo de cartão pré-pago passa a oferecer recarga de bilhete de transporte

Próxima Postagem

Clube de assinaturas gourmet lança linha Express de olho no comportamento do consumidor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem

Clube de assinaturas gourmet lança linha Express de olho no comportamento do consumidor

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.