Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Você faz as perguntas certas antes de definir o orçamento da sua empresa?

Redação de Redação
1 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos
Business team working on a new business plan with modern digital computer. Top view shot.

Business team working on a new business plan with modern digital computer. Top view shot.

Orçamento Base Zero (OBZ), um método orçamentário criado por Peter Pyhrr em 1970, tem como objetivo responder duas simples perguntas:

  1. Onde e como podemos gastar nosso dinheiro eficazmente?

  2. Quanto devemos gastar?

Antes de falar de Orçamento Base Zero é preciso entender quais os problemas mais comuns hoje em dia nos orçamentos das empresas; pois, apesar de serem simples perguntas, para muitas empresas, são complexas e trabalhosas de responder.

Existem, de acordo com Pyhrr, três problemas fundamentais que ocorrem em empresas e instituições governamentais:

Falta de objetivos e metas (ou metas não realistas)

É comum encontrarmos empresas que, primeiro, definem o orçamento e, depois, determinam o que vão fazer. Por mais que pareça simples, é extremamente complexo e trabalhoso alinhar a estratégia operacional da empresa com o orçamento. Entendo que, uma das principais dificuldades nas empresas, é ter uma estratégia que “converse” com o orçamento. A estratégia deve definir onde e de que forma devemos alocar recursos, porém na maior parte das empresas, a estratégia é refém do orçamento e dos resultados esperados por este.

Falta de decisões operacionais

Muitas decisões que impactam o orçamento normalmente são tomadas depois que o orçamento é consolidado e aprovado. Imagine que a empresa precise definir a compra/aluguel de um parque fabril para manter a estratégia de crescimento, porém o orçamento não prevê qual será a decisão. Isso gera um imenso retrabalho para atualizar o orçamento e pode levar a empresa a tomar a pior decisão apenas para manter-se dentro do orçamento. Esse tipo de problema é trágico, principalmente quando a diretoria é motivada por bônus regulados pelo orçamento.

Falta da análise de esforço e eficiência

É comum a falta de uma análise aprofundada de como os recursos possuem diferentes impactos dentro do orçamento. A redução de folha de pagamento é o problema mais comum nesse caso. Muitas vezes, “diretrizes” definem que todas as áreas devem reduzir 10% da folha de pagamento, porém sem uma análise das cargas de trabalho. O resultado, muitas vezes, é o aumento de custos com horas extras e o retorno das posições que foram uma vez cortadas.

No Brasil, tanto em grandes como em médias empresas, há outros fatores que prejudicam a gestão orçamentária. É lamentável que muitas companhias, principalmente no segmento varejista brasileiro, estão extremamente atrasadas no que tange a planejamento, estratégia e organização.

Os principais problemas na gestão, orçamento e planejamento econômico financeiro das empresas são:

Orçamentos geridos e elaborados apenas pelo corpo diretivo 

Aqui, é onde a maior parte dos orçamentos pecam em resultados. A diretoria pode ter conhecimento e visão de estratégia, porém são os colaboradores que estão na operação do dia a dia que conhecem os problemas. Muitas das oportunidades financeiras que encontro em projetos de OBZ são marcados pela falta desse elo, entre operação e administração.

Variáveis desconhecidas

As variáveis que implicam no orçamento não podem ser resumidas apenas em inflação, PIB, crescimento, dissídio e comportamentos históricos. A quantidade de problemas, cenários e mudanças que ocorrem dentro de um ano em uma empresa é enorme. Mudanças de lei, projetos, melhorias operacionais, melhorias tecnológicas e, principalmente, a dificuldade de entender a aderência da estratégia no dia a dia da operação.

Falta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados)

A empresa tem um orçamento, porém não dá motivação para que seus funcionários mostrem qualquer engajamento para seguir e alcançar os resultados. Vamos ser francos, um dos principais pilares motivacionais em uma empresa ainda é o financeiro.

Falta de estratégia de curto e longo prazo

Esse tipo de problema normalmente gera metas que “atacam” todos os lados, despesas, custos e receita, porém, sem resolver problemas nem criar um foco. “Quem tudo quer nada tem”.

Estratégias ruins

Erro comum é uma estratégia incoerente com o orçamento desejado. Melhorar a qualidade sem treinamento, ser reconhecido sem investir em comunicação, reduzir turn-over sem uma área de RH atuante, são exemplos de estratégias ruins.

Falta de planos de ação

Talvez, de todos os problemas abordados até agora, este seja o principal. O resultado de todo orçamento deve ser desdobrado em indicadores e planos de ações que definem o que deve ser feito. Se você tem uma meta de redução de custos e despesas sem planos de ação, você não terá resultados.

A nossa metodologia OBZ considera esses pontos, por isso, começamos o orçamento a partir da estratégia da empresa, desdobrando as diretrizes estratégicas em reduções racionais e lógicas, com foco em resultados sustentáveis, “sem voos de galinha”, mas, principalmente, valorizando as pessoas que estão na rotina do dia a dia, tanto na construção do orçamento, na execução, como no resultado.

Postagem anterior

Aplicativo de cartão pré-pago passa a oferecer recarga de bilhete de transporte

Próxima Postagem

Clube de assinaturas gourmet lança linha Express de olho no comportamento do consumidor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Próxima Postagem

Clube de assinaturas gourmet lança linha Express de olho no comportamento do consumidor

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.