Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

#Repense a gestão comercial

Jean Rebetez de Jean Rebetez
1 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
#Repense a gestão comercial

Uma das atitudes mais saudáveis e rentáveis para qualquer organização é rever sua atuação comercial. Esse repensar, passa sem dúvida alguma sobre o que o produto ou serviço oferece, de fato, para o mercado e as pessoas. Sem essa visão clara do “porquê” vendemos, os “comos” ficam pouco identificáveis.

O repensar da gestão comercial depende única e exclusivamente dos esforços internos e está no controle dos administradores de qualquer organização.

A gestão comercial deve adaptar-se aos novos desafios de mercado, da comunicação, do marketing, das fusões, dos novos hábitos de consumo e de novas estratégias elencadas como fundamentais naquele momento da empresa e da economia, seja pela busca de ganho de mercado (aumento de receita) ou pela qualificação da venda (ampliação de margem)

Reorganizar suas ações comerciais significa buscar maior eficiência, melhores custos para servir, aumento de performance, flexibilidade para crescer e alcançar escalabilidade.

Antes de mais nada, o exercício de rever a gestão comercial deveria preferivelmente considerar uma visão externa, agnóstica, sem viés e especializada.

A revisão da gestão comercial proporciona o momento ideal para romper silos internos, sim, aqueles que paralisam novas iniciativas e tendem a trabalhar com fórmulas que um dia deram certo.  Co-construir novos modelos de atuação transversalmente se impõe neste novo contexto desafiador. Verticais de trabalho não conseguem responder a contento e com agilidade ao mercado.

Risco?

Como dito acima, um bom começo é o entendimento da visão estratégica do negócio (o porquê vendemos). A partir daí, um assessment honesto e a gestão olhando-se para dentro e fora (concorrentes, mercado e clientes), identificando “gaps” e oportunidades sustentadas por um plano econômico-financeiro coerente podem ser um bom exercício.

Exercícios desta natureza costumam ser rápidos na execução, porém, longevos em termos de resultados. Outro fator a considerar são os novos players, que surgem em uma velocidade jamais vista, desafiando o status quo dos negócios atuais.

As fronteiras regionais já não protegem ou garantem sobrevida. Elas caíram com a transformação digital, marketplaces, canais de comunicação e hiperconveniência.

A gestão comercial que não considerar esses fatores sofrerá para ter relevância e sucesso.

Considero três pilares urgentes que devem ser repensados, priorizados e revisados na gestão comercial:

  • Opções de crescimento sustentáveis: Tendências de mercado, novos hábitos de consumo e digitalização gerando hiperconveniência;
  • Eficiência operacional na gestão comercial: Otimização dos processos de vendas e automação destes processos;
  • Equipe de alta performance: Definição das rotinas, ritmos e rituais (3Rs), revisão do pacote de remuneração e dos indicadores de gestão (KPI´s)

Considerando a rápida evolução do mercado em termos de digitalização, transformando negócios, propostas de valor e ofertas, repensar a gestão comercial é premente!

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

5 alavancas da psicologia do consumo para as compras de final de ano

Próxima Postagem

Grupo Boticário expande programa que quer transformar revendedores em influenciadores

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Boticário compra a empresa de produtos capilares Truss Professional

Grupo Boticário expande programa que quer transformar revendedores em influenciadores

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.