Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

10 Tendências para o mercado de franquias em 2017

Redação de Redação
1 de dezembro de 2016
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos

Os formatos e os setores que devem ter destaque no franchising em 2017 refletem, em grande parte, uma realidade de 2016: a crise econômica. Formatos de lojamenores e vendas porta a porta são algumas das promessas para o próximo ano. Entre os segmentos mais promissores, destacam-se os de reparos de automóveis e celulares, os produtos voltados para o bem-estar e os negócios que têm a terceira idade como púbico-alvo. Confira a seguir dez tendências das franquias brasileiras em 2017.

1. Modelos enxutos
Desde o início da crise econômica, muitas redes aderiram ao lançamento de formatos menores de loja. Assim, conseguiram atrair os empreendedores com menor poder de investimento. Antes de se decidir por uma marca, no entanto, o candidato precisa avaliar se o formato em questão já foi testado pela franqueadora. “O franqueado não pode ser cobaia de um modelo recém-criado”, diz Adir Ribeiro, fundador e presidente da Praxis Business.

2. Venda direta
O modelo de venda porta a porta gerenciado pelo franqueado, como o que foi adotado por O Boticário, deve ganhar espaço no ano que vem. “A diversificação de canais de atendimento que sejam conectados às franquias vai continuar – e não só no segmento de cosméticos”, afirma Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF. Os candidatos que queiram investir numa marca com venda direta devem ficar atentos às maneiras como a empresa franqueadora inclui os donos das unidades na gestão do canal e no faturamento que vem dele.

3. Interiorização
“Existe um grande campo para as franquias nas cidades menores”, diz Tieghi. As redes entram em um espaço normalmente ocupado por negócios próprios e atendem a uma demanda da população pelo consumo de marcas mais famosas. Antes de investir em mercados que ainda não foram desbravados, no entanto, é essencial estudar se o produto ou serviço terá aceitação no local. “Às vezes cultura da cidade não abraça aquele conceito”, afirma Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt.

4. Multifranqueados
O perfil do franqueado que é dono de várias unidades, sejam elas da mesma marca ou não, tem sido desejado pelas redes. Agora, as empresas franqueadoras devem adaptar seus empreendimentos para atrair e reter esse parceiro. A consultoria de campo e os valores cobrados precisam ser adequados ao formato de “minirrede” do multifranqueado.

5. Franqueados millennial
A geração que cresceu conectada à internet já foi reconhecida como consumidora e como profissional no mercado de trabalho. Agora, as franquias estão se adaptando aos millennials como franqueados. “Esse empreendedor quer mais do que ganhar dinheiro. Quer algo que tenha um propósito. É um franqueado que está ligado à economia colaborativa e que presta atenção na proposta da marca e nos aspectos de sustentabilidade”, diz Claudia.

6. Reparos de bens usados
“Quando os consumidores têm menos dinheiro para comprar itens novos, o conserto de produtos usados ganha força”, afirma Ribeiro. Entram aí as franquias de reparos em roupas e em telefones celulares, além da manutenção em veículos.

7. Bem-estar em todos os setores
Os negócios que remetem a uma vida mais saudável estão crescendo no franchising. “Redes de cosméticos e de tratamentos estéticos, corporais e dentários são tendência, assim como restaurantes de que servem comidas saudáveis”, afirma Tieghi.

8. A força da terceira idade
O envelhecimento da população traz oportunidades para franquias que atendam ao público maduro de várias formas. Lojas de roupas mais fáceis de vestir, academias de ginástica e redes de cuidadores são alguns dos conceitos que embarcam no crescimento desse público.

9. Pets que falam alto
A valorização e a “humanização” dos pets fazem com que os serviços de adestramento, cuidado e veterinária ganhem espaço nas franquias. “Os hotéis para animais que se parecem com a casa do dono vão se destacar no próximo ano”, diz Tieghi.

10. Economia criativa
Negócios ligados a atividades artísticas e de entretenimento começam a virar franquias. Academias de balé, parques de diversões e galerias de arte já estão aderindo ao modelo.

Postagem anterior

8 perguntas para você entender melhor sua carreira

Próxima Postagem

Confiança rima com consumo?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem

Confiança rima com consumo?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.