Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Colaboração varejo, indústria e a torta

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
1 de dezembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por muito tempo, a relação entre varejo e indústria pôde ser comparada com uma torta. De um lado, a indústria sempre buscando a maior fatia da torta, ou seja, market share (participação de mercado). Do outro, o varejo constantemente visando um recheio mais robusto, com maiores margens e faturamento. Seria muito utópico dizer que até hoje essa resenha não contempla essas duas visões, que, apesar de distintas, são complementares no dia a dia das negociações. Porém, percebe-se que a cada dia esse relacionamento tem se transformado em uma jornada cada vez mais colaborativa, já que há uma forte necessidade de entender principalmente a mudança constante no comportamento do consumidor.

Sendo assim, por mais fortes que sejam as marcas das grandes indústrias e mesmo que elas consigam atingir os consumidores utilizando grandes campanhas com robustos planos de mídia, é por meio do varejo que a indústria consegue, por meio de ações colaborativas, chegar mais perto do cliente. Segundo um estudo realizado pela Nielsen, mais de 80% das decisões dos clientes no varejo são tomadas no momento da compra. Portanto, se a indústria quiser performar bem no mercado, ela precisa ter um relacionamento sólido e constante com o varejo, gerando ações de otimização dos seus produtos em todos os canais de vendas.

Iniciativas como um JBP (joint business plan, ou plano de negócios em conjunto) bem estabelecido ajudam a transformar a dinâmica e a concretizar esses alinhamentos entre os parceiros. Com isso é possível também antecipar tendências de mercado, alinhar expectativas, traçar metas, mensurar resultados, desenvolver negócios, evoluir na operação, alinhar expectativas e elaborar um plano de ação para suas campanhas. Em um cenário ideal, os planos de negócios devem ser curtos, consistentes e personalizados, além de contar com equipes multidisciplinares para as tomadas de decisão e estratégias “figital”, que não oferecem barreiras entre canais de venda físico e digitais.

Nos dias de hoje essas ações também tendem a ser cada vez mais personalizadas. A indústria e o varejo podem customizar as campanhas pelo perfil, região, preferência dos clientes, entre outros. Para que isso aconteça, é necessário chegar ao fim da era do “tirador de pedidos”, de modo que o data sharing (compartilhamento de dados) se faz cada vez mais estratégico e necessário na tomada de decisões. Atualmente, já existem soluções com muita tecnologia e Inteligência Artificial embarcadas que mineram os dados do CRM e ajudam os dois lados a enxergarem todos esses dados e, consequentemente, todas as possibilidades de ativações em parceria.

Em resumo, em uma relação colaborativa bem conduzida, do ponto de vista da indústria, ela fica mais próxima de conseguir melhorar a exposição de seus produtos e dar mais visibilidade para as suas campanhas. Já o varejo garante as melhores ativações nas oportunidades de negócio. E no contraponto, de maneira geral, o cliente passa a ser colocado como centro das estratégias e tomadas de decisão. Afinal, quem vai saborear cada fatia dessa torta é o próprio cliente, não é mesmo?

Fernanda Dalben é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Pereira chega a 105 unidades e prevê dobrar faturamento em 7 anos

Próxima Postagem

Grupo Pão de Açúcar inaugura primeira loja do zero depois de 5 anos

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pão de Açúcar loja

Grupo Pão de Açúcar inaugura primeira loja do zero depois de 5 anos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.