Mercado autônomo: cinco dicas para acertar na escolha!

Tendência em condomínios residenciais, modelo de negócio cresce no Brasil

Comodidade e segurança são as palavras da vez para as famílias que optam por moradias em condomínios. Pensando no estilo de vida agitado e otimização do tempo no dia a dia das pessoas, Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, rede de franquia de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil, destaca cinco dicas para investir em um mercado autônomo, modelo de negócio que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a intermediação de funcionários.

Neste formato, o cliente seleciona os produtos que deseja comprar por aplicativo e realiza pagamento pelo próprio celular. Confira:

Credibilidade da marca

Antes da tomada de decisão para investir no segmento de mercados autônomos, é necessário pesquisar com quais produtos a empresa trabalha e se está formatada para cumprir as normas de instalações exigidas pelos condomínios.

“Vale também conferir a reputação da empresa nas principais redes sociais e canais de atendimento ao cliente, seu tempo de vivência e se prioriza a qualidade das entregas”, sugere Córdova.

Diversificação além da conveniência

Outra dica é pesquisar se o portfólio da rede é adaptável e personalizável. Por exemplo, por meio da tecnologia empregada ao mercado autônomo é possível oferecer um mix de produtos de acordo com a frequência e preferência de compra dos moradores daquele condomínio.

“Itens essenciais da cesta básica, por exemplo, podem ser encontrados, para isso, é preciso inovar nas mercadorias para assegurar uma boa experiência de compra e a fidelização dos clientes. Já para pontos de venda em empresas e ambientes corporativos, o mix de produtos também é adaptado para esse tipo de consumo, focando em snacks e lanches rápidos, por exemplo”, avalia o CEO.

Logística adotada pela empresa

O processo logístico é imprescindível para manter as prateleiras e geladeiras do mercado autônomo bem abastecidas.

“O suporte da empresa oferecido ao lojista é muito importante para que ele possa garantir que o mercado tenha a quantidade ideal de produtos para o número de apartamentos do condomínio. Com isso, um bom sistema de gestão permite indicar a necessidade de abastecimento de forma que seja feito de maneira inteligente e otimizada, evitando a falta de insumos no ponto de venda”, recomenda o empreendedor.

A importância de conhecer a tecnologia utilizada

A tecnologia é essencial em um mercado com conceito de honest market – ‘mercado honesto’, em tradução livre-, e é responsável por todo o cadastro de produtos da loja e sistema de pagamento que não depende de intermediários.

“É recomendável avaliar essa tecnologia, fazer uma compra teste e então se informar sobre como o sistema funciona e qual o suporte oferecido em caso de instabilidades. Vale considerar que empresas com tecnologias próprias tendem a apresentar um suporte muito mais rápido e eficaz, já que existe uma equipe dedicada integralmente para as atualizações desse sistema”, revela.

Fit cultural

No mundo dos negócios, assim como em um vínculo empregatício do colaborador com a empresa, é relevante para o empreendedor estar ao lado de marcas que tenham propósitos e valores compatíveis com a sua filosofia de vida.

“Alguns aspectos devem ser observados, como a maneira como a empresa trata os seus colaboradores, o engajamento com as causas sociais e, até mesmo, crescimento exponencial, fruto da sua visão de futuro e do engajamento de toda a equipe. Com isso em mente, a pessoa só vai se doar a algo em que realmente acredita e que a faça feliz”, finaliza o executivo.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist