Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Pílulas de metaverso e a importância dos Ecossistemas de Negócios

Karen Cavalcanti de Karen Cavalcanti
2 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Metaverso é apenas um buzzword, algo que para no universo da ficção científica, ou que veio para ficar? Como esse novo mundo funciona? Como ativar marcas e estratégias nesse novo universo? Essas dúvidas são sempre presentes quando abordamos esse assunto que é tendência no momento.

Acompanhando as necessidades latentes da sociedade atual, como quebras de barreiras entre físico e digital, convivência sem fronteira, experienciar em vez de só comprar, e acrescentando a evolução das tecnologias imersivas e avanços que teremos com 5G, a visão de futuro é que o metaverso é nosso próximo estágio de convivência humana e consumo.

O metaverso não é a substituição do mundo físico. Será mais um campo onde nos relacionaremos com integração do real e digital, unindo experiências de entretenimento, convivência, compra e diversão em universos digitais, mas com interações físicas via voz, sensor de movimento, realidade virtual, realidade aumentada, chips integrados nas nossas roupas ou corpos, entre muitas outras possibilidades.

O metaverso não está “pronto”, não é algo que será “aberto” ou construído do dia para noite. A expectativa é que diversas iniciativas nas áreas de games, entretenimento, consumo, mídia e financeira, entre outras, se agreguem em um grande ecossistema global, formando, assim, o metaverso ou diversos metaversos.

Estamos na fase de descoberta e desenvolvimento, mas algumas empresas estão na frente com investimentos em Ecossistemas de Negócios, se antecipando ao advento do metaverso, como: Facebook com a compra da Oculus, e Microsoft, com HoloLens, entre outras.

A Tencent, gigante chinesa, sócia da Epic Games, dos jogos como Fortnite e Gears of War, dona da Riot Games, dos jogos como League of Legends e Valorant, coloca como visão de futuro o advento do metaverso. Seus movimentos estratégicos, principalmente de gamificação e mundos virtuais, mídia social, plataformas digitais de compra e consumo no seu Ecossistema de Negócios e parcerias refletem essa meta.

Movimentos atuais, como evento Astronomical do Travis Scott Fortnite, roupas para avatar da Gucci, experiências no Microsoft Mesh e vendas de obra de arte, cards colecionáveis com NFT são exemplos de pílulas de metaverso, experiências que as empresas estão realizando para entender a potencialidade desse novo universo e se preparar para o futuro.

Com o metaverso, o plano de marketing, mídia e logística será turbinado com novas possiblidades e as experiências encurtarão a distância entre marcas e pessoas. Tudo ainda parece distante, mas é uma realidade que está próxima. Essas pílulas de metaverso se expandirão cada vez mais.

Planejar como a marca estará nesse futuro e antecipar ações é fundamental para não ficar para trás quando esse movimento se tornar algo cotidiano. Durante o período pandêmico, vimos que as marcas que estavam mais preparadas para ações digitais (delivery, e-commerce) foram as que melhor se sobressaíram nesse momento difícil.

Com o metaverso será igual. Portanto, é importante refletir sobre esse aprendizado atual e se preparar para o futuro, principalmente potencializando Ecossistemas de Negócios que possibilitem esse movimento fluido e novo do metaverso.

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Reserva lança plataforma de streaming com foco em empreendedorismo e varejo

Próxima Postagem

McDonald’s reforça drive-thru com nova campanha publicitária

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
McDonald’s reforça drive-thru com nova campanha publicitária

McDonald's reforça drive-thru com nova campanha publicitária

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025
Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.