Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como serão os shopping centers em 2020

Redação de Redação
2 de junho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, Malls, Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 4 minutos

Por Luiz Alberto Marinho*

Um dos momentos mais inspiradores da RECon 2015, o mais importante encontro da indústria de shopping centers, que aconteceu agora em maio em Las Vegas, nos Estados Unidos, foi a discussão sobre o projeto “Envision 2020”. Como pouca gente até agora conhece a ideia, vale a pena uma breve introdução.

Os shoppings na Omniera

Motivados pela certeza de que o cenário do varejo em geral e dos shopping centers em particular vão sofrer drásticas mudanças nos próximos anos, um grupo de conselheiros do International Council of Shopping Centers (ICSC) criou um grupo de trabalho cujo objetivo é antever onde e como estarão os shoppings daqui a cinco anos para preparar o setor para os desafios que teremos pela frente.

O primeiro passo foi levantar oito grandes movimentos, que foram apresentados durante uma concorrida sessão na RECon deste ano. Em seguida, líderes da indústria, especialistas em tendências de mercado e autoridades acadêmicas serão ouvidos para validar e aprofundar estas tendências, bem como estudar os seus impactos no negócio dos shopping centers.

Os 8 grandes movimentos

Vamos então às conclusões preliminares do estudo, ou seja, a lista dos oito grandes movimentos que devem impactar o redesenho do negócio dos shoppings nos próximos cinco anos:

1) Convergência do varejo físico e online

O varejo físico e o online são simplesmente dois lados da mesma moeda. Um não viverá sem o outro. Isso obrigará os shoppings a intensificar sua presença digital, principalmente para oferecer serviços convenientes e experiências diferenciadas. Neste cenário, as redes sociais terão papel ainda mais determinante na atração de clientes e promoção de vendas.

2) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens

Shoppings e lojistas deverão trabalhar juntos para desenvolver um ambiente mais divertido e interativo, com ofertas mais personalizadas, para atrair as novas gerações. Isso inclui ainda as ações de marketing, que deverão soar mais autênticas e modernas.

3) Intimidade sem precedentes com os consumidores

Com a ajuda da tecnologia, shoppings e lojistas deverão cada vez mais, e frequentemente, proporcionar experiências customizadas para os clientes. Isso terá enormes implicações no marketing, uma vez que a personalização das ofertas das lojas aumentará a eficiência das promoções, a comunicação poderá ser direcionada e os programas de lealdade poderão ampliar o alcance para incluir interações dos participantes também no ambiente online.

4) Aceleração da colaboração entre varejistas e shoppings

O velho antagonismo entre varejo e shoppings vai evoluir para uma parceria verdadeiramente colaborativa, com ambos os lados contribuindo com recursos e tecnologias para maximizar o envolvimento dos consumidores. Isso passa, por exemplo, por troca de informações sobre os consumidores e compartilhamento de fornecedores com o objetivo de reduzir custos.

5) Empreendimentos com formatos flexíveis, incorporando a ideia de pontos de distribuição

Shoppings evoluirão do modelo de negócios de locação de lojas de varejo para uma complexa combinação de canais de distribuição de produtos e serviços aos consumidores. Seus espaços vão transformar-se dramaticamente, tornando mais flexíveis e atendendo também aos clientes que preferiram fazer compras online e fazer a retirada em locais especialmente designados para esta função.

6) Conversão dos shopping centers em comunidades

O conceito central do shopping center está em mutação, passando de um templo de consumo para uma comunidade dedicada aos seus frequentadores, onde varejo e entretenimento misturam-se e completam-se. Na arquitetura, os shoppings continuarão mimetizando o ambiente urbano de antigamente. Já no tenant mix, lojas de vestuário serão menos predominantes, dando lugar a supermercados, escolas e cursos, serviços médicos e restaurantes.

7) Surgimento de um novo modelo misto de aluguel

O sistema atual, baseado em vendas das lojas, tenderá a se transformar em um modelo mais flexível, que levará em consideração tanto as transações nas lojas físicas quanto as feitas online. Isso significa incorporar de alguma maneira aos contratos a influência que as lojas de tijolo exercem nas vendas virtuais de uma marca e também considerar como venda da loja produtos comprados pela internet e retirados na loja física.

8) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento

Novas fontes de financiamento surgirão, motivados pelos diferentes formatos de shoppings e pela abundância de informações disponíveis para balizar os investimentos.

O que é bom para os EUA é bom para o Brasil também?

Certamente essas tendências estão mais ajustadas ao momento dos mercados desenvolvidos e setores mais amadurecidos. Porém, analisar os rumos da indústria no mundo pode ser útil também para os shoppings brasileiros, que terão a tempo para adaptar esses conceitos para o ambiente local. Uma coisa, no entanto, é certa – muitos movimentos dos consumidores são mesmo universais. E a ideia de shopping vai evoluir, queiramos nós ou não.

Aqueles que não tiveram a opotunidade de ir aos Estados Unidos, poderão ter essas tendências apresentadas na RECon 2015 juntando-se ao debate sobre a adequação dessas ideias ao mercado brasileiro. Basta participar evento do Pós RECon, nos dias 9 de junho, em São Paulo (informações: 11 3405-6623) e 10 de junho, no Rio de Janeiro (informações: 11 3405-6623). A organização é da empresa GS&BW e a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE).

*Luiz Alberto Marinho ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

LATAM Retail Show tem comunicação mais direta com público

Próxima Postagem

Vamos até o consumidor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Próxima Postagem

Vamos até o consumidor

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.