A Americanas S.A. anunciou o lançamento da Americanas Entrega, marca que passa a reunir 25 CDs, mais de 200 hubs e um amplo portfólio de serviços de logística e distribuição. A iniciativa reforça a integração de 100% da malha logística da companhia, resultado da combinação operacional de Lojas Americanas e B2W Digital.
Segundo a Americanas, a logística é um dos pilares da estratégia de multicanalidade da companhia, que registrou crescimento de 27% nas vendas em lojas físicas e 20% no digital no primeiro trimestre de 2022.
Ainda de acordo com a empresa, com estoques unificados, malha integrada, base única de lojas atuando como hubs de distribuição e o uso de Inteligência Artificial no processo de entrega, a Americanas S.A. evoluiu para o patamar de 35% de entregas em até 3 horas (versus 14,3% no primeiro trimestre de 2021) e cerca de 60% do volume em 24 horas.
Estão programadas a abertura de dois novos CDs – nos Estados do Pará e da Bahia -, o plano de aceleração de dark stores e a expansão de 50 microbases em favelas fora do eixo Rio-São Paulo até 2023.
Entre março de 2021 e março deste ano, a Americanas S.A. totalizou mais de 431 milhões de transações em suas plataformas. As empresa tem um sortimento de 136 milhões de itens, mais de 132 mil parceiros conectados na plataforma de marketplace (sellers), uma base ativa de 52 milhões de clientes ativos e 3.500 lojas e franquias.
“Para conectar todas essas pontas, a Americanas S.A. conta com uma gama de serviços e tecnologias, inteligência de dados e expertise logística para entregar tudo o que o cliente precisa, a toda hora e em qualquer lugar”, explica Welington Souza, diretor da plataforma de logística da Americanas S.A..
Portfólio de produtos
No portfólio de produtos da Americanas Entrega, estão diferentes serviços para clientes, empresas e sellers com foco na redução de prazos e custos de entrega. Entre eles, estão o Americanas Entrega Padrão, uma solução de frete para sellers e marcas do ecossistema que facilita a gestão e a entrega dos produtos ao cliente final; e o Americanas Entrega Full, solução de logística oferecida aos sellers e marcas do ecossistema, incluindo o serviço de armazenagem de produtos de alto giro, gestão do estoque com sinalização de reposição e frete da entrega aos clientes.
Outros serviços são o Americanas Entrega na Loja, solução em que o cliente pode retirar suas compras em uma das lojas próprias da Americanas ou de parceiros cadastrados; o Americanas Entrega na Agência, que prevê pontos de multisserviços que permitem a coleta de pedidos de sellers, retirada de pedidos e devolução de pedidos pelos clientes; e o Americanas Entrega Flash, solução de entrega mais rápida da Americanas S.A., que utiliza a loja física (própria e de parceiros) como estoque para entregar maior conveniência aos clientes,
A empresa oferece, ainda, o Americanas Entrega no Locker, que funciona por meio de armários inteligentes que permitem a retirada de pedidos no local e no horário agendado, sem interação humana. Atualmente, a Americanas S.A. conta com mais de 200 lockers instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô em diversos Estados. E o Americanas Entrega Direct, sserviço B2B e sob medida, com soluções customizadas para cada modelo de negócio, utilizando toda a malha logística já existente.
Mudança nos hábitos
A empresa destaca que, com a mudança nos hábitos de consumo, os novos perfis de cliente buscam mais conveniência e entrega ainda mais rápida – em horas ou até minutos. Como multiplataforma de inovação tecnológica, a Americanas S.A. direcionou esforços e investimentos para o desenvolvimento de soluções que otimizam fluxos e processos, como Inteligência Artificial, análise de dados e reconhecimento facial na operação.
Algumas dessas soluções já foram implementadas em lojas físicas nas capitais do Rio de Janeiro e Minas Gerais para o recálculo de rotas e a redução do tempo de entrega no fluxo O2O (online to offline). O resultado, segundo a companhia, foi a redução para menos de 1% da taxa de tolerância de erro na entrega ao cliente, garantindo um processo muito mais assertivo.
Nesta nova fase do consumo, Welington destaca ainda o uso de novas tecnologias e formatos para a otimização do processo logístico. “Sem barreiras entre nossas plataformas física e de e-commerce, utilizamos inteligência de dados e aceleramos o uso de dark stores para a alocação de itens que antes eram encontrados apenas no online, proporcionando uma entrega mais rápida e mais barata”, comenta.
Novos Centros de Distribuição
Para expandir a malha logística, a companhia irá inaugurar, no segundo semestre deste ano, dois novos Centros de Distribuição: um no Estado do Pará e outro na Bahia. Com as novas estruturas, a Americanas S.A. somará mais de 1 milhão de m² de área de armazenagem próprias em todo o Brasil. Os novos CDs terão capacidade para atender mais de 300 lojas nas regiões norte e nordeste do País, impulsionando também as iniciativas O2O. De olho no crescimento de forma sustentável, a Americanas S.A. anuncia o seu primeiro CD ecoeficiente, na capital paraense.
A instalação contribui para o plano de descarbonização da companhia, que tem a meta de neutralizar suas emissões de CO2 até 2025. Entre os importantes resultados que contribuem para o atingimento da meta está a marca de 4,6 milhões de entregas ecoeficientes – realizadas por meio de modais de baixo carbono da frota ecoeficiente (343 veículos eletrificados, entre utilitários, tuk-tuks e bikes, além de caminhões movidos a biometano e gás natural), evitando a emissão de mais de 370 toneladas de CO2 equivalente.
A Americanas S.A. anunciou também a expansão do Americanas na Favela. O programa, que inclui as favelas no mapa do e-commerce, levando também capacitação e geração de renda, vai ampliar seu alcance para mais de 50 microbases em comunidades até 2023. A iniciativa, lançada em abril de 2021, já entregou mais de 615 mil pacotes em sete comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, em parceria com o G10 Favelas e a startup de logística Favela Brasil Express.
“Todas essas ações fortalecem o propósito da Americanas S.A. de ‘somar o que mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas’. Dentro do nosso ecossistema, a Americanas Entrega soma soluções de logística a custo reduzido para o seller e para cliente, contribuindo para uma jornada mais customizada”, conclui Welington Souza.
Imagens: Divulgação