Os bancos não estarão abertas para atendimento presencial ao público no próximo dia 4, quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Dessa forma, as compensações bancárias não serão efetivadas nessa data, incluindo as transferências via TED. Já o Pix, que funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados, poderá ser realizado normalmente.
Em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes, a critério de cada instituição. Na sexta-feira, 5, o atendimento ao público ocorrerá normalmente nas localidades onde não houver feriado estadual ou municipal nem ponto facultativo.
“A suspensão do atendimento presencial não impede o acesso dos clientes aos serviços bancários, que seguem disponíveis com segurança por meio dos canais digitais e das áreas de autoatendimento oferecidas pelas instituições”, afirma o diretor adjunto de Serviços e Segurança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Raphael Mielle.
Boletos de cobrança e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento em 04/06 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, 05/06, nas localidades onde não houver feriado ou ponto facultativo. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.
Já no caso de tributos e impostos, quando o vencimento ocorrer em dias sem compensação bancária, o pagamento deverá ser antecipado para evitar a incidência de juros e multa. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem ser pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Imagem: Agência Brasil















