Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Confiança e Crédito podem crescer o consumo e o varejo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
2 de setembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

O potencial para o crescimento do consumo interno e das vendas no varejo no Brasil é brutal e está engessado por questões que envolvem a Confiança do Consumidor no curto prazo e o acesso ao crédito no vetor mais estrutural. Como consequência, diversos setores industriais ligados ao consumo sofrem de inanição há vários anos, o investimento é limitado e o país anda de lado.

Sob o ponto de vista estrutural, existe um espaço enorme para o crescimento econômico apoiado no consumo interno impulsionado pelo crédito às pessoas físicas, especialmente porque os atuais níveis de inadimplência, comprometimento de renda e endividamento das famílias está em patamares baixos em relação ao seu padrão histórico.

No momento atual, apesar do elevado desemprego, temos um crescimento real da massa de salários em relação aos últimos três anos que poderia ser convertido em aumento de consumo e nas vendas do varejo.

Mas o Índice de Confiança do Consumidor teima em oscilar mês a mês ao sabor das notícias e informações contraditórias que misturam ações positivas de recuperação da economia com o mi-mi-mi político-partidário que desanima o mais inveterado otimista. Mesmo quando questões estruturais importantes, como a Reforma da Previdência, Tributária e outras, mostram que caminhamos na direção correta.

A combinação da gradual melhoria do emprego, mesmo que com boa parte informal, com o aumento real da massa salarial e a baixa inflação seria, em tese, fator determinante de um significativo aumento do consumo e das vendas do varejo, não fosse a confiança do consumidor que teima em oscilar em patamares mais baixos em relação ao que tivemos no período 2004-2012, período recente de maior expansão econômica e do consumo.

Em 2009, a carteira total de crédito de pessoas físicas no Brasil foi de R$ 627 bilhões, segundo dados do Banco Central. Dez anos depois, esse número atinge R$ 1.800 bilhões.

E a inadimplência está nos seus patamares mais baixos de sua série histórica.

No segundo semestre de 2013, pico do ciclo de consumo iniciado em 2004, a inadimplência, medida pelo percentual de atrasos acima de 90 dias, oscilava entre 4,8 a 5%. No primeiro semestre deste ano, esse mesmo percentual varia de 3,2 a 3,4%. Ou seja, aumentou muito a carteira de crédito para as famílias, mas nem por isso a inadimplência cresceu de forma a preocupar.

Ao contrário, os instrumentos e o rigor na análise e concessão do crédito ao consumo associados ao amadurecimento do consumidor mantém a inadimplência em patamares muito baixos, sem inspirar qualquer preocupação. Tão importante quanto analisar a inadimplência é observar o endividamento.

Em meados de 2009, o endividamento das famílias, sem contabilizar as dívidas imobiliárias, representava 28,3% da massa salarial dos últimos 12 meses. Pelo mesmo indicador, esse percentual agora é 25,6%.

Se acrescentarmos dívidas imobiliárias, ou seja, o endividamento total das famílias, no mesmo período, o índice variou de 33,9 para 43,7% mas, nesse caso, é importante lembrar que as famílias estão trocando gastos com aluguel por aquisição de imóvel, o que é saudável economicamente.

Para confirmar o potencial adormecido de consumo através do crédito às famílias, é relevante considerarmos também a evolução do nível de comprometimento da renda com dívidas para as famílias. No primeiro semestre de 2009, esse percentual de comprometimento em relação à renda do mês era de 18,5% e agora baixou para 17,7%, ou seja, as famílias têm menor comprometimento de renda com dívidas do que há dez anos .

A oportunidade é ainda maior

Com base de dados do BIS, a GS&Inteligência analisou comparativamente o volume de crédito ao consumo no Brasil e em alguns países tomados como referência.

O quadro abaixo mostra quanto o crédito ao consumo em relação ao PIB desses países evoluiu nos anos recentes destacando, em primeiro lugar, o quão baixo é no Brasil e o fato de que a evolução de 2013 a 2018, período de nossa maior recessão econômica, foi muito baixa, pois variou de 26,2 para 28,2%, em relação ao PIB.

Quando se compara que no Brasil o crédito às famílias representa apenas 28,2% do PIB, enquanto nos Estados Unidos são 76,3%, na França 60,1%, no Reino Unido 87,1%, todos países maduros e avançados, mas, no Chile, nosso vizinho da América do Sul o índice é 45,4%. Imaginemos que saltássemos dos atuais 28,2 para 40% do PIB o impacto econômico que isso poderia ter.

  Percentual do Crédito Pessoa Física em relação ao PIB
201320142015201620172018
Brasil26,227,728,428,427,328,2
EUA81,879,877,878,177,876,3
Chile37,239,341,142,343,645,4
França55,555,656,157,258,660,1
Reino Unido86,584,885,486,38687,1


Isso mostra o quanto há de oportunidade para crescer a oferta de crédito ao consumo, gerando aumento de vendas no varejo, investimentos na indústria local de consumo e aumento generalizado de emprego, considerando que o comércio é o maior empregador privado do país. Sem falar na arrecadação de impostos que poderia ajudar a minorar os problemas de caixa dos diferentes níveis de governo.

Vale muito a reflexão.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

“Trabalhamos na inovação do espírito de servir, com o fortalecimento dos valores”

Próxima Postagem

Cartão de crédito deve auxiliar aumento da inclusão financeira no Brasil

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
cartões

Cartão de crédito deve auxiliar aumento da inclusão financeira no Brasil

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.