Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Confiança e Crédito podem crescer o consumo e o varejo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
2 de setembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Confiança e Crédito podem crescer o consumo e o varejo

O potencial para o crescimento do consumo interno e das vendas no varejo no Brasil é brutal e está engessado por questões que envolvem a Confiança do Consumidor no curto prazo e o acesso ao crédito no vetor mais estrutural. Como consequência, diversos setores industriais ligados ao consumo sofrem de inanição há vários anos, o investimento é limitado e o país anda de lado.

Sob o ponto de vista estrutural, existe um espaço enorme para o crescimento econômico apoiado no consumo interno impulsionado pelo crédito às pessoas físicas, especialmente porque os atuais níveis de inadimplência, comprometimento de renda e endividamento das famílias está em patamares baixos em relação ao seu padrão histórico.

No momento atual, apesar do elevado desemprego, temos um crescimento real da massa de salários em relação aos últimos três anos que poderia ser convertido em aumento de consumo e nas vendas do varejo.

Mas o Índice de Confiança do Consumidor teima em oscilar mês a mês ao sabor das notícias e informações contraditórias que misturam ações positivas de recuperação da economia com o mi-mi-mi político-partidário que desanima o mais inveterado otimista. Mesmo quando questões estruturais importantes, como a Reforma da Previdência, Tributária e outras, mostram que caminhamos na direção correta.

A combinação da gradual melhoria do emprego, mesmo que com boa parte informal, com o aumento real da massa salarial e a baixa inflação seria, em tese, fator determinante de um significativo aumento do consumo e das vendas do varejo, não fosse a confiança do consumidor que teima em oscilar em patamares mais baixos em relação ao que tivemos no período 2004-2012, período recente de maior expansão econômica e do consumo.

Em 2009, a carteira total de crédito de pessoas físicas no Brasil foi de R$ 627 bilhões, segundo dados do Banco Central. Dez anos depois, esse número atinge R$ 1.800 bilhões.

E a inadimplência está nos seus patamares mais baixos de sua série histórica.

No segundo semestre de 2013, pico do ciclo de consumo iniciado em 2004, a inadimplência, medida pelo percentual de atrasos acima de 90 dias, oscilava entre 4,8 a 5%. No primeiro semestre deste ano, esse mesmo percentual varia de 3,2 a 3,4%. Ou seja, aumentou muito a carteira de crédito para as famílias, mas nem por isso a inadimplência cresceu de forma a preocupar.

Ao contrário, os instrumentos e o rigor na análise e concessão do crédito ao consumo associados ao amadurecimento do consumidor mantém a inadimplência em patamares muito baixos, sem inspirar qualquer preocupação. Tão importante quanto analisar a inadimplência é observar o endividamento.

Em meados de 2009, o endividamento das famílias, sem contabilizar as dívidas imobiliárias, representava 28,3% da massa salarial dos últimos 12 meses. Pelo mesmo indicador, esse percentual agora é 25,6%.

Se acrescentarmos dívidas imobiliárias, ou seja, o endividamento total das famílias, no mesmo período, o índice variou de 33,9 para 43,7% mas, nesse caso, é importante lembrar que as famílias estão trocando gastos com aluguel por aquisição de imóvel, o que é saudável economicamente.

Para confirmar o potencial adormecido de consumo através do crédito às famílias, é relevante considerarmos também a evolução do nível de comprometimento da renda com dívidas para as famílias. No primeiro semestre de 2009, esse percentual de comprometimento em relação à renda do mês era de 18,5% e agora baixou para 17,7%, ou seja, as famílias têm menor comprometimento de renda com dívidas do que há dez anos .

A oportunidade é ainda maior

Com base de dados do BIS, a GS&Inteligência analisou comparativamente o volume de crédito ao consumo no Brasil e em alguns países tomados como referência.

O quadro abaixo mostra quanto o crédito ao consumo em relação ao PIB desses países evoluiu nos anos recentes destacando, em primeiro lugar, o quão baixo é no Brasil e o fato de que a evolução de 2013 a 2018, período de nossa maior recessão econômica, foi muito baixa, pois variou de 26,2 para 28,2%, em relação ao PIB.

Quando se compara que no Brasil o crédito às famílias representa apenas 28,2% do PIB, enquanto nos Estados Unidos são 76,3%, na França 60,1%, no Reino Unido 87,1%, todos países maduros e avançados, mas, no Chile, nosso vizinho da América do Sul o índice é 45,4%. Imaginemos que saltássemos dos atuais 28,2 para 40% do PIB o impacto econômico que isso poderia ter.

  Percentual do Crédito Pessoa Física em relação ao PIB
2013 2014 2015 2016 2017 2018
Brasil 26,2 27,7 28,4 28,4 27,3 28,2
EUA 81,8 79,8 77,8 78,1 77,8 76,3
Chile 37,2 39,3 41,1 42,3 43,6 45,4
França 55,5 55,6 56,1 57,2 58,6 60,1
Reino Unido 86,5 84,8 85,4 86,3 86 87,1


Isso mostra o quanto há de oportunidade para crescer a oferta de crédito ao consumo, gerando aumento de vendas no varejo, investimentos na indústria local de consumo e aumento generalizado de emprego, considerando que o comércio é o maior empregador privado do país. Sem falar na arrecadação de impostos que poderia ajudar a minorar os problemas de caixa dos diferentes níveis de governo.

Vale muito a reflexão.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

“Trabalhamos na inovação do espírito de servir, com o fortalecimento dos valores”

Próxima Postagem

Cartão de crédito deve auxiliar aumento da inclusão financeira no Brasil

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, com 18 empresas, 40 sócios e 350 colaboradores. É membro do Conselho do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Food Service Brasil e do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo presente em 25 países. É também Presidente do LIDE Comércio e atua como membro do Conselho dos grupos Portobello e BFFC/Bob's. É publisher da plataforma Mercado&Consumo, a mais acessada para temas ligados a varejo.

Relacionados Posts

Gol
Destaque do dia

Gol e Ambev fazem parceria para promover ‘happy hour’ a bordo entre dezembro e janeiro

9 de dezembro de 2023
Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações
Destaque do dia

Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações

9 de dezembro de 2023
McDonald’s apresenta a CosMc’s, nova rede especializada em bebidas
Destaque do dia

McDonald’s apresenta a CosMc’s, nova rede especializada em bebidas

8 de dezembro de 2023
Varejo de dados: a importância de conhecer individualmente o consumidor
Artigos

Varejo de dados: a importância de conhecer individualmente o consumidor

8 de dezembro de 2023
Retail Media Show abre evento com lançamento de prêmio e conteúdo super especializado
Destaque do dia

Retail Media Show debate formas de varejo focar no serviço de mídia

8 de dezembro de 2023
A realidade e os desafios do foodservice em 2023
Artigos

A realidade e os desafios do foodservice em 2023

8 de dezembro de 2023
Magalu e Época Cosméticos começam a vender maquiagem de collab da Lu com Bruna Tavares
Destaque do dia

Magalu e Época Cosméticos começam a vender maquiagem de collab da Lu com Bruna Tavares

8 de dezembro de 2023
Natura lança canal no WhatsApp e recebe, em média, mil seguidores por dia
Destaque do dia

Natura lança canal no WhatsApp e recebe, em média, mil seguidores por dia

8 de dezembro de 2023
Próxima Postagem
Cartão de crédito deve auxiliar aumento da inclusão financeira no Brasil

Cartão de crédito deve auxiliar aumento da inclusão financeira no Brasil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Caixa

Caixa e Banco Mundial negociam linha de US$ 500 milhões para transição energética

9 de dezembro de 2023
illy

Entrevista com Andrea Illy: “Agricultura regenerativa deu qualidade ao café brasileiro”

9 de dezembro de 2023
Brumadinho

Multa para empresa acusada de fraudar laudos de Brumadinho cai de R$ 22 milhões para R$ 18 mil

9 de dezembro de 2023
Gol

Gol e Ambev fazem parceria para promover ‘happy hour’ a bordo entre dezembro e janeiro

9 de dezembro de 2023
Mercosul

Mercosul e Cingapura assinam acordo de livre comércio, o primeiro com país asiático

9 de dezembro de 2023
Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações

Pague Menos tem novo CEO; confira outras movimentações

9 de dezembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile