Diante da necessidade em ressignificar espaços urbanos e colaborar na construção de cidades cada vez mais sustentáveis, a Heineken criou, em 2021, a Green Your City, plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade com a intenção de guiar todas as ações da marca, de acordo com suas metas ESG. Algumas delas já foram implementadas desde o início desta jornada, como circularidade de vidro, copos reutilizáveis em festivais, implementação de microflorestas urbanas, abastecimento de casas, restaurantes e ativações com energia renovável.
Agora, alinhado ao objetivo de ressignificar espaços urbanos nas cidades, os olhares se voltam para o Rio Pinheiros. A marca traz o Floating Bar, uma intervenção sem fins lucrativos que convida as pessoas a repensarem a importância da reocupação para transformar as cidades em que vivemos, e, principalmente, para trazer o Rio Pinheiros de volta para o foco das conversas.
Disponível para visitantes de sexta a domingo entre os dias 30 de setembro e 29 de outubro das 16h às 22h, a estrutura de 400 metros quadrados foi elaborada pela Atenas, agência parceira da Heineken no Brasil. Tem capacidade para receber até 200 convidados de forma rotativa e tem o objetivo de movimentar a comunidade em torno do Rio Pinheiros.
“A agenda ESG está no centro da nossa estratégia de negócio e presente em todas as etapas da tomada de decisões. A proposta da plataforma Green Your City e todas as ações da marca Heineken de atuar por um futuro mais sustentável e ressignificar os espaços urbanos, conecta o propósito da companhia a uma conversa direta com o consumidor e ao convite para que juntos possamos sempre fazer mais e melhor, especialmente para uma região tão importante para a cidade como o entorno do Rio Pinheiros”, declara Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo Heineken.
A operação do bar será sem fins lucrativos e todo o lucro será revertido para ações que contribuam para a melhoria do rio e seu entorno, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. “Contribuir para a construção de uma cidade mais verde e sustentável é uma demanda urgente da sociedade e nosso propósito como marca é ter um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental e, por meio de experiências e intervenções, fazer um convite à reflexão e a ocupação de espaços urbanos”, Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil.
Como ir ao Floating Bar
O bar tem parceria com o renomado bartender Alê D´Agostino que criou uma carta de drinques especiais feitos com cerveja Heineken em sua composição, cardápio de petiscos e, claro, o chope Heineken. Os ingressos serão disponibilizados toda quarta-feira às 17h em um site, que estará disponível a partir do dia 27 de setembro e que direcionará o público para o Sympla, para visita de sexta à domingo daquela mesma semana. Quando liberado, o consumidor poderá selecionar o dia de visita mediante disponibilidade. Filas de espera também poderão ocorrer, dependendo da capacidade de atendimento no dia, no horário e no local. A abertura do site será divulgada nas redes sociais da Heineken.
Chegar ao Floating Bar é simples e pode ser feito por transporte público (ônibus ou trem) e veículos particulares com entrada pelo Parque Bruno Covas. O bolsão fica dentro do parque, próximo ao portão de entrada e, logo adiante, o público encontrará a Casa Conectada, espaço para fazer o cadastro do evento. O trajeto poderá ser feito a pé em uma ponte flutuante que irá conectar os dois lados do rio que foi instalada exclusivamente para a iniciativa, mas quem preferir, pode aguardar carros elétricos da Volkswagen, parceira neste projeto, que levarão os visitantes até a balsa. Transposto o pórtico, os consumidores acessam a área receptiva e se encaminham para a plataforma flutuante por uma passarela. No bar, os visitantes entram na balsa e vivenciam o fim de tarde, o pôr do sol e a noite, com cenários memoráveis, apreciados de um local novo, no meio do Rio Pinheiros.
Com informações de Mercado&Food
Imagens: Divulgação