Três em cada dez empresas vão automatizar mais da metade de suas atividades de rede até 2026, segundo levantamento do Gartner, grupo de pesquisa e aconselhamento para empresas. O resultado representa um aumento significativo em relação a menos de 10% registrados em meados de 2023.
“Os líderes de Infraestrutura e Operações (I&O) estão cada vez mais buscando análises baseadas em Inteligência Artificial e tomadas de decisão aumentadas, incluindo automação inteligente, para melhorar a resiliência operacional e a capacidade de resposta, lidar com a complexidade e processar quantidades crescentes de dados por meio de automação”, diz Chris Saunderson, diretor sênior e analista do Gartner.
A automação inteligente para Infraestrutura e operações (I&O) é a aplicação de técnicas da IA, incluindo Inteligência Artificial Generativa (GenAI), para automatizar a tomada de decisões e executar ações em iniciativas de infraestrutura e operações. Ela está sendo cada vez mais utilizada para capacitar a agilidade nos negócios e impulsionar a habilitação de serviços mais avançados de infraestrutura e operações.
“Os fornecedores de tecnologia que oferecem as melhores ferramentas para operações de TI baseadas em Inteligência Artificial, monitoramento de desempenho de aplicativos e GenAI influenciarão a automação inteligente”, diz Saunderson.
Segundo o relatório, espera-se que a automação inteligente alcance a adoção generalizada nos próximos 5 a 10 anos. A adição de capacidades de GenAI aumentou a demanda no mercado por plataformas inteligentes. Por meio do uso de análise e automação, a IA possibilita recursos que aprimoram as operações, a eficiência e a geração de insights.
“Desenvolvedores de ferramentas para operações de TI baseadas em Inteligência Artificial e tecnologias de automação independentes podem expandir suas ofertas para incluir a automação inteligente, por meio de aquisições ou desenvolvimento orgânico”, destaca o executivo.
Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock