Você já parou para pensar por que algumas pessoas conseguem chegar ao topo de suas carreiras e outras, no entanto, não chegam sequer a subir alguns degraus da vida profissional? Muitos podem ser os fatores para que essa evolução não aconteça e estão também relacionados a eventos externos, dos quais não se têm o controle. O motivo disso costuma estar associado à maneira como você se comporta e se posiciona frente às situações.
Hoje, talvez um dos maiores diferenciais de um profissional não esteja somente voltado para sua habilidade técnica, mas também para suas habilidades sociais e inteligência emocional para se adaptar ao meio ao qual está inserido. Basta analisar um pouco que você também chegará a esta conclusão. Fazer tecnicamente o que você faz, muitas pessoas podem fazer, mas ter habilidades para se relacionar, atitude para tomar decisões que beneficiem você e sua equipe, saber se comunicar e ser criativo, são características pessoais difíceis de se copiar, mas possíveis de se desenvolver.
Veja a seguir sete habilidades sociais que estão em alta no mercado de trabalho e aprenda como colocá-las em prática.
Comunicação – Já dizia o saudoso e irreverente Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”! E ele tinha toda razão. Nunca houve tanto estímulo à comunicação como hoje. No entanto, também nunca existiu tanta falha ou falta de entendimento como ocorre atualmente. Saber se comunicar não implica somente decidir por qual meio fazer, mas principalmente como fazer isso de maneira clara, objetiva e sem deixar interpretações erradas sobre aquilo que se falou.
Só assim você vai evitar um mal entendimento, por exemplo, brigas e até mesmo ressentimento por algo que foi dito de um jeito e entendido de outro. Por isso, antes de decidir se sua comunicação será verbal, escrita ou até mesmo apresentada para mais de uma pessoa, pense sobre a melhor forma de comunicar isso. Escolha bem as palavras e saiba colocar cada uma delas no contexto adequado para a situação. Outra dica importante é usar a linguagem corporal a seu favor. Entenda que o corpo fala, e ele deve dizer o melhor sobre você e suas intenções.
Liderança – Talvez você não tenha a intenção de liderar uma grande equipe ou de chegar a um cargo que necessite de grande tomada de decisão. Mesmo assim, saiba que desenvolver sua liderança pode ser imprescindível para alcançar o sucesso profissional. Existe um erro em pensar que liderar é somente comandar pessoas e exigir que elas façam o que precisa ser feito. Isso está mais para o lado de imposição do que de liderança.
Ser líder implica em desenvolver habilidades sociais e cognitivas, como ajudar colegas de trabalho, potencializar seu pensamento estratégico, ser apoio para empresa, agir com diplomacia quando necessário, ser autoconfiante e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo. Além disso, e, principalmente, ter atitude para alcançar os resultados que a empresa precisa. Neste caso, vale a máxima: “são suas atitudes e não somente o que você fala que te levarão ao sucesso que você deseja”.
Influência – Muita gente pensa que influenciar pessoas é algo negativo, e se você é uma delas, leia esta dica com bastante atenção, pois ela pode mudar sua forma de pensar sobre isso. Por mais que nem tenha consciência, você está a todo momento tentando influenciar pessoas, sejam elas amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Quer ver só? Quando você faz um pedido a um amigo para te acompanhar a uma festa, ou solicita um encaixe na agenda apertada do seu médico, com certeza usa de seu poder de influência para que a pessoa a quem foi feito o pedido, faça o que você está solicitando.
Influenciar não significa somente persuadir, por mais que tenha uma boa parcela disso. Mas também implica em vender uma ideia, inspirar ações, motivar comportamentos e negociar o que quer que seja. Qualquer semelhança com habilidades de liderança não é mera coincidência. E já que isso é algo tão presente e importante em sua vida, por que não fazer isso de maneira consciente? Arrisque, você só tem a ganhar.
Habilidades interpessoais – Esta é uma habilidade fundamental para se destacar em sua carreira e implica no relacionamento direto com outras pessoas, muitas delas desconhecidas ou em situações nem sempre confortáveis para as partes. As habilidades interpessoais são aquelas que englobam networking, ou seja, capacidade de estabelecer uma boa rede de contatos profissionais.
Resolução de conflitos, mas sabendo como mediar uma situação que nem sempre será favorável para os envolvidos. Também diz respeito a habilidades de desenvolvimento de marketing pessoal que podem ser resumidas em “como você é visto pelas pessoas”. Desenvolver esses aspectos da vida podem fazer com que você se saia muito melhor em situações e lugares novos e que, muitas vezes, podem parecer desafiadores.
Habilidades pessoais – Do mesmo modo que desenvolver habilidades interpessoais são de suma importância, aprimorar suas habilidades pessoais é fundamental para ter uma vida profissional plena e de qualidade. E neste item, enquadram-se comportamentos como: inteligência emocional, gestão do estresse, adaptabilidade ao meio e uma grande capacidade de resiliência, que é saber aguentar a pressão e manter-se firme em momentos de crise.
Aposte nesses comportamentos e saiba que eles podem ser aliados contra depressão, estresse, esgotamento físico, mental e emocional. Esses são alguns dos fatores que, atualmente, mais têm afastado profissionais do mercado de trabalho.
Criatividade – Dizem que “criatividade é a inteligência se divertindo”, e de fato isso é verdade. Uma das grandes vantagens competitivas hoje em dia é ser criativo.
Saiba que esta habilidade está muito mais relacionada a estratégia do que a qualquer outra citada nessa lista. Ser uma pessoa criativa é saber como resolver problemas, ter um pensamento crítico desenvolvido, ter atitude para inovar e contribuir com ideias trazendo soluções nunca antes imaginadas. E isso, com certeza, é algo cada vez mais valorizado na maioria das empresas. Portanto, confie em sua criatividade e saiba que ela pode te trazer bons resultados.
Desenvolvimento profissional – Outra característica bastante notada e valorizada no mundo corporativo é a capacidade de se desenvolver profissionalmente.
O mundo muda com uma rapidez impressionante e justamente por isso, aprender não deve ser algo destinado somente a escolas ou ao período acadêmico, porque não implica somente no desenvolvimento de conhecimentos técnicos. Implica também em habilidades que melhoram e facilitam o seu dia a dia, fazendo com que sua produtividade e desempenho aumentem.
Dentro do desenvolvimento pessoal estão atitudes como organização, capacidade de planejamento, gestão do tempo, conhecimento de tendências, etiqueta e ética empresarial. Todas são características de pessoas que estão sempre em busca de novos conhecimentos para ser cada vez melhor. Saiba que se você procurar desenvolver cada uma dessas habilidades vai ter grandes chances de alcançar melhores resultados não somente profissionais, mas também pessoais.
Isso porque tanto o lado pessoal quanto o lado profissional estão interligados. E para ter uma vida plena é necessário que exista cuidado em todos esses aspectos pois, a vida não é uma balança, mas com certeza deve ser levada com equilíbrio.
Fonte: Administradores.com