Se 2017 foi um ano do “apocalipse no varejo”, 2018 pode ser o ano do renascimento, começando pela recuperação da economia, do consumo e do aumento da confiança dos consumidores e empresários.
O varejo precisa se preparar para atender o cliente que está em constante evolução. A transformação tecnológica é parte fundamental neste processo. Implementar novas soluções não é uma tarefa fácil e nem garantia de sucesso.
Algumas tecnologias já foram implementadas ou estão em teste em alguns varejistas. Confira abaixo algumas tendências para 2018:
Realidade Virtual
Saber como um produto vai ficar na sua casa antes de comprar se tornou muito mais fácil com a realidade virtual.
A iGUi (rede de franquias de piscinas) por meio da realidade virtual, permite que o cliente visualize todo o projeto da piscina no ambiente que desejar. A solução auxilia o consumidor no processo de decisão de compra e facilita o arquiteto na definição do local de instalação e desenho do ambiente.
IA
A Totvs lançou a Carol, uma plataforma de dados de qualidade e Inteligência Artificial. A plataforma atua como assistente virtual e traz insights de negócios.
Integrada ao Bemacash (solução para o ponto de venda da Bematech), a Carol recebe os dados das vendas realizadas e estes dados auxiliam nos processos de precificação de produtos e serviços. Além dos dados de vendas captados, a Carol também pode ser alimentada com informações das redes sociais, estudos de mercado, informações econômicas e até mesmo sobre o clima.
Com esta solução da Totvs, definir o valor de venda de um produto se tornou uma tarefa mais fácil, pois ao cadastrar um produto no Bemacash você recebe uma notificação dentro do próprio sistema com uma sugestão de preço.
Chat Bot
O chat bot não vem para substituir a interação humana e sim como um meio de facilitar a oferta de um atendimento mais personalizado.
Essa ferramenta que simula a conversação com um atendente humano através de um robô tem sido vista com mais frequência nos atendimentos de vendas e pós venda de produtos/serviços.
Recentemente, o Booking.com desenvolveu o Booking Assistant. Projetado para identificar e responder questões relacionadas a formas de pagamentos, horários, alterações de datas e até solicitações de cancelamento, o assistente identifica e responde as questões mais frequentes e, nos casos de questões mais complexas, direciona o atendimento para a equipe de apoio.
São muitas opções no mercado, mas o ideal é iniciar com pequenas mudanças. Ser radical pode custar a experiência do cliente. Nós da GS&comm podemos te ajudar a entender qual tecnologia se adapta melhor ao seu modelo de negócio. Fale com a gente!