Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Ser local é fundamental para as novas tendências de consumo

No Interactive Retail Trends, Marcelo Allain, André Sacconato e Ricardo Contrera debateram os aprendizados da NRF de 2022

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
3 de fevereiro de 2022
no Destaque do dia, Economia, Notícias, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos
consumo

A pandemia afetou diretamente todos os setores, que tiveram que se reinventar para permanecerem competitivos. Ao mesmo tempo, nesses quase dois anos desde o começo da crise sanitária global, os hábitos de consumo mudaram, assim como as tendências e o surgimento de novas prioridades na hora de comprar.

Como essas mudanças que ocorreram impactaram o varejo dos EUA e do Brasil e qual é o momento atual do setor. Esse foi o tema debatido por Marcelo Allain e André Sacconato, da Gouvêa Analytics, e Ricardo Contrera, da Mosaiclab, durante o Interactive Retail Trends – Pós-NRF, promovido pela Gouvêa Experience, braço de eventos da Gouvêa Ecosystem, no último dia 1 de fevereiro. O evento resume os aprendizados da NRF 2022 e mostra as perspectivas do varejo brasileiro sob a ótica de executivos e especialistas do setor.

Ricardo Contrera comentou sobre as mudanças geracionais e do comportamento do shopper e citou que os medos coletivos são os responsáveis por moldar os comportamentos futuros e as tendências globais. “Esses medos coletivos, aliados com as novas formas de relacionamento que tivemos e com aceleração da tecnologia, causaram um impacto físico e emocional em nossas vidas e trouxeram uma mudança de comportamento”, afirma.

Outro ponto que o CEO da Mosaiclab reforçou foi que a população passou por um processo de reflexão sobre os aspectos e valores de suas vidas e ficou mais exigente e participativa em todos os processos. Esse momento fez com que os consumidores repensassem suas necessidades, relações com as marcas e os impactos na natureza com seu consumo.

Contrera também trouxe para o palco dados sobre a pesquisa feita por Lee Peterson e apresentada na NRF desse ano, que indicou que 100% dos entrevistados desejam no futuro trabalhar de forma híbrida ou totalmente de casa. Esses números refletiram no consumo, já que 68% dos americanos, hoje, preferem consumir online.

Por fim, Contrera destacou um ponto muito forte que foi visto como tendência, que é o de “ser local”. “Sejam locais e estejam próximos das comunidades. Em casos de marcas nacionais, que têm formatos pequenos e não conseguem ser locais, tentem trazer para essas lojas um pouco de acolhimento ao local, seja com produtos da região ou com mão de obra local”, completa.

Cenário norte-americano

André Sacconato destacou que o maior problema da economia norte-americana é a inflação e que, a partir de 2023, o Banco Central norte-americano (FED) precisará adotar medidas mais severas para combater a alta de preços. Segundo ele, esse momento passa por escolhas que o FED tomou ao longo da pandemia para amenizar os impactos causados pelo vírus.

Outro problema apontado na economia norte-americana é a dificuldade de diversas empresas de preencherem vagas de trabalho, já que o taxa desemprego está na casa de 3,9%. “O mercado de trabalho nos Estados Unidos está altamente pressionado e estava assim desde o meio do ano passado”, comenta.

Saconnato cita também a quantidade de dinheiro que está rodando na economia americana como um dos fatores para a alta inflação. “No momento atual, são quase 20 trilhões de dólares rodando na economia. Há 3 anos esse número era de 4 trilhões”, explica o analista.

Reflexos no Brasil

Ao analisar e refletir sobre os impactos do cenário dos EUA, aqui no Brasil, Marcelo Allain definiu que o momento brasileiro possui similaridades e diferenças em relação ao norte-americano. Ambos os países vivem um momento de aumento da inflação, embora no Brasil o Banco Central já tenha começado a taxa básica de juros, que chegou a 10,75% na última reunião do Copom, nesta quarta-feira, 2.

Uma das principais diferenças entre as duas economias é a realidade do mercado de trabalho brasileiro, com o índice de desocupados em torno de 11,5% em novembro do ano passado. Enquanto nos EUA faltam profissionais para trabalhar e os salários aumentam, em solo brasileiro ocorre o contrário.

“Aqui no Brasil, nós estamos tendo uma drástica redução do poder aquisitivo da população. A população perdeu renda, tanto quem deixou de trabalhar e foi recontratado com um salário menor, quanto em função da inflação”, comenta.

Allain também destacou que as vendas de produtos no varejo, após atingir um pico durante a pandemia, deram uma decrescida, mas seguem maiores do que os níveis pré-pandemia e deverão seguir crescendo. “Infelizmente, não é uma trajetória de 5% ao ano, como nos EUA. É mais modesto, mas é uma trajetória que continua”, complementa o economista.

Por fim, Allain fez um resumo dos cenários distintos entre os dois países e reforçou que a situação do mercado de trabalho brasileiro, a redução do poder aquisitivo e o aumento do endividamento limitam as perspectivas de grandes ganhos no consumo em 2022. “Devemos ter um consumo ainda modesto, pensando de maneira modesta”, finaliza.

Imagem: Marcelo Audinino

Postagem anterior

Omie anuncia compra da startup de customer experience Conpass

Próxima Postagem

McDonald’s lança plataforma educacional com cursos gratuitos para jovens

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária
Economia

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.
Indústria

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
McDonald’s lança plataforma educacional com cursos gratuitos para jovens

McDonald's lança plataforma educacional com cursos gratuitos para jovens

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.