Viajar, retomada da rotina social e trabalho híbrido estão nos planos dos brasileiros em 2022

Hábitos como compras pela internet e o uso de cupons de descontos serão mantidos pelos consumidores

Quase dois anos de isolamento por conta da pandemia de covid-19, com a flexibilização após o avanço da vacinação, viajar está entre os principais desejos dos brasileiros para 2022: 43% afirmam que vão viajar nas férias de verão, segundo o estudo Pulso Expectativa 2022, da empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo Hibou, com mais de 1,8 mil pessoas para tentar decifrar os principais planos dos brasileiros para o novo ano.

Apesar de mais otimistas, 71% pretendem fazer a viagem de carro. Outros querem viajar 43% de avião; 12% de ônibus e 2% de moto. Entre os destinos preferidos estão praia deserta (51%); sítio/chácara (32%); hotéis fazenda (31%); cidade do interior (30%); resorts all inclusive (29%); trilhas e natureza (26%); praia agitada (21%); parques aquáticos (16%) e metrópole (10%).

O estudo também revelou que eventos sociais com amigos e familiares também estão nos planos dos brasileiros para 2022. Para viabilizar esses desejos, 52% dos entrevistados apontam que entram no ano novo com as contas em dia e 12% afirmam que estarão com dinheiro sobrando. Por outro lado, 36% declararam que vão iniciar o ano com dívidas – destes, 26% acumulam dívidas acima de R$ 15 mil.

“Os brasileiros querem equilibrar suas finanças neste ano. Economizar ao máximo, usar cupons de descontos e promoções são hábitos herdados de 2021 e que vão permanecer”, analisa Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do estudo. “Para 2022, as escolhas sobre os locais de compras tendem a ser as mesmas de 2021: 30% vão comprar tanto em lojas físicas quanto online; enquanto 29% pretendem manter as compras pela internet; e 8% querem comprar mais em lojas físicas”, observa.

Lígia destaca que o estudo mostrou que as expectativas de retorno à rotina normal predominam.e que o principal desejo dos brasileiros é ganhar mais dinheiro em 2022. Metade dos entrevistados apontou essa opção. Em seguida vem a vontade de emagrecer (43%), ficar mais perto da família (34%), reformar a casa (29%), investir em cursos para aprimoramento profissional (27%) e obter uma vaga de emprego (13%).

Modelo híbrido de trabalho

Sobre o modelo híbrido de trabalho, o trabalho mostrou que 19% das pessoas querem se dividir entre as atividades presenciais e online, 10% vão se ajustar para a rotina híbrida de trabalho; 5% vão buscar uma rotina mais presencial com a equipe de trabalho, 21% desejam novos desafios e mudança de área e 18% imaginam que vão trabalhar ainda mais do que durante a pandemia.

“Nos campos profissional e de educação alguns ajustes se mostram necessários para 2022. Com o retorno às atividades presenciais, o desafio é entender melhor a rotina híbrida. As atividades online e presenciais começam a fazer parte do cotidiano e a tarefa é se adequar a essa nova realidade seja para o trabalho ou estudo”, conclui Ligia.

Imagem: ShutterStock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: