A Federal Trade Commission (FTC) dos Estados Unidos está preparando um possível processo antitruste contra a Amazon que, nos próximos meses, poderá contestar uma série de práticas de negócios da gigante da tecnologia como anticompetitivas, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
Diretores da Amazon ainda não tiveram reuniões individuais de estágio final com cada um dos comissários da FTC para apresentar seus argumentos contra uma contestação legal, disseram as fontes
Nos últimos anos, a Comissão tem examinado as práticas da Amazon, incluindo se ela favorece seus próprios produtos em detrimento dos concorrentes em suas plataformas e como trata vendedores externos na Amazon, de acordo com algumas das fontes familiarizadas com o assunto. A FTC também está examinando as práticas de agrupamento do serviço de assinatura Amazon Prime, segundo as fontes. Não foi possível saber exatamente quais aspectos do negócio a FTC visaria em um potencial processo da Amazon.
A companhia e a FTC se recusaram a comentar. A empresa disse repetidamente que compete de forma justa e que seus serviços beneficiam clientes e vendedores em sua plataforma.
Lay-off
A Amazon, no começo de janeiro, cortou 18 mil empregos. Foi o maior “lay-off” da história da companhia, que tem hoje 1,5 milhão de trabalhadores em todo o mundo. Mais cedo, a informação do Wall Street Journal era de uma demissão levemente menor, de 17 mil pessoas.
“A Amazon resistiu às incertezas e às dificuldades econômicas no passado, e assim continuará”, escreveu o presidente-executivo da companhia, Andy Jassy, em uma nota destinada aos empregados. “Essas mudanças irão nos ajudar a buscar oportunidades de longo prazo com uma estrutura de custos mais forte.”
Jassy afirmou também que os “lay-offs” afetarão principalmente as funções em lojas presenciais da companhia, o que incluem os segmentos Amazon Fresh e Amazon Go, além de posições em seções de recursos humanos.
Com informações de Estadão Conteúdo:
Imagem: Shutterstock