Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a Inteligência Artificial pode transformar o varejo e o franchising

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
3 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como a Inteligência Artificial pode transformar o varejo e o franchising

Se você ainda está achando que Inteligência Artificial (IA) está distante do seu negócio, é bom saber que quem está ficando distante da realidade é o seu negócio.

Explico por quê. Apesar de a IA estar no mapa das tendências há alguns anos, somente agora ela está sendo efetivamente aplicada nas mais diferentes frentes, com apoio do machine learning (que de fato aprende e evolui) e o grande diferencial, e está democratizada.

Não é mais algo de grandes corporações ou gigantes da tecnologia. É real, acessível e está sendo utilizada para que as equipes ganhem eficiência em seu dia a dia.

Se você estiver atento ao que está borbulhando em torno da IA, certamente já tem uma gama de ferramentas para testar e colocar à prova. São muitas e com as mais diferentes aplicações – desde geração de imagens exclusivas, textos e respostas a comandos cada vez mais específicos.

A IA generativa é a que mais tem deslumbrado os executivos de diferentes mercados, inclusive do franchising. Ela é capaz de criar conteúdo original, como imagens, textos, músicas e além.

O ChatGPT (a mais difundida até o momento) levou apenas 2 meses para atingir 100 milhões de usuários. O Instagram, por exemplo, levou 2 anos e meio para atingir a mesma marca. É por isso que a afirmação de que é uma tecnologia democratizada é real. Apesar de sua base de dados ser referente a 2021, a quantidade de informações é tão grande que ela oferece respostas precisas e continua aprendendo com as interações com os usuários.

Um dos principais benefícios da IA no franchising é a capacidade de personalizar os esforços de marketing e vendas, usando análise de dados para atingir os clientes certos no momento certo. A IA também pode ajudar os franqueados na geração de leads, simplificando o processo de vendas e fornecendo previsões de vendas mais precisas. Como? Utilizando o apoio da IA para criar mensagens realmente atrativas que irão engajar e ampliam a propensão de um candidato à franquia se interessar por uma marca.

A IA pode ser usada para automatizar tarefas rotineiras, liberando os franqueados para se concentrarem em atividades mais estratégicas. Um bom exemplo é a elaboração das análises de desempenho das franquias a partir de dados enviados pelas unidades e oferecer recomendações.

Da mesma forma, a criação de conteúdo para treinamentos se torna mais fácil e acelerada. Outro exemplo é a possibilidade de os franqueados responderem às avaliações dos clientes em redes sociais ou apps de recomendações de forma mais assertiva e menos emocional. Muitas vezes, o franqueado não tem uma estrutura ou mesmo a expertise para fazer isso, e a IA pode dar um salto nesse retorno.

Já pensou na evolução do SAF? O serviço de atendimento ao franqueado ficará ainda mais eficaz e acurado. E, principalmente, rápido, oferecendo respostas imediatas a dúvidas que muitas vezes podem ser essenciais para condução do negócio na ponta.

E para as áreas de RH, nunca ficou tão fácil escrever um job description e buscar candidatos que tenham fit com a oportunidade.

E num mundo em que a geração de conteúdo começa a ficar mais homogênea, como as marcas vão se diferenciar? Com posicionamento, com adoção de pontos de vista claros. As avaliações humanas e emocionais não podem ser geradas pela IA (pelo menos por enquanto!).

No entanto, há alguns riscos potenciais para o franchising com o uso da IA, incluindo a necessidade de proteger a propriedade intelectual e questões de privacidade. Além disso, apesar de muito coerente, as ferramentas atuais ainda erram. Ouvi esses dias uma frase que fez muito sentido: da mesma forma que as ferramentas têm acertado com convicção, elas também erram com convicção. Então, uma dose de cautela é crucial. As marcas devem se manter atualizadas sobre a evolução da tecnologia da IA e participar de comunidades para se manterem informadas.

Vale lembrar que isso é só o começo do que está por vir. Pela velocidade da adoção e da evolução da tecnologia as possibilidades serão infinitas. Aquela preocupação de que “será que meu negócio sobrevive à Inteligência Artificial?” A resposta é sim. Mas somente se o seu negócio souber fazer bom uso dela.

E a conclusão é simples. A IA oferece grandes oportunidades para o setor de franquias, e aqueles que a adotarem cedo terão uma grande vantagem competitiva.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Parceria entre Gol e Mercado Livre completa 6 meses com chegada de novo cargueiro

Próxima Postagem

Marketplaces ganham força nas empresas para a compra de softwares

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Brasil gripe aviária
Economia

Brasil notifica erradicação do foco de gripe aviária à Organização Mundial de Saúde Animal

27 de maio de 2025
Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD
Economia

Ministério Público do Trabalho processa BYD por trabalho escravo em obras na Bahia

27 de maio de 2025
Em seu primeiro evento após retornar ao Brasil, CEO do Outback homenageia Peter Rodenbeck
NRA Show

Em seu primeiro evento após retornar ao Brasil, CEO do Outback homenageia Peter Rodenbeck

27 de maio de 2025
Foodservice aposta na cultura da hospitalidade para conquistar clientes e engajar equipes
Foodservice

Foodservice aposta na cultura da hospitalidade para conquistar clientes e engajar equipes

27 de maio de 2025
NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro
Artigos

NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro

27 de maio de 2025
Tramontina leva chefs e mixologistas para estande interativo na Fispal Food Service
Foodservice

Tramontina leva chefs e mixologistas para estande interativo na Fispal Food Service

27 de maio de 2025
Novo shopping do Grupo Zaffari integra varejo e gastronomia em Porto Alegre
Shopping centers

Novo shopping do Grupo Zaffari integra varejo e gastronomia em Porto Alegre

27 de maio de 2025
Foodservice em transição: da abundância ao essencial, com dados, saúde e eficiência
Foodservice

Foodservice em transição: da abundância ao essencial, com dados, saúde e eficiência

26 de maio de 2025
Próxima Postagem
marketplaces

Marketplaces ganham força nas empresas para a compra de softwares

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Burger King faz collab com Bobbie Goods e monta loja imersiva em São Paulo

Burger King faz collab com Bobbie Goods e monta loja imersiva em São Paulo

27 de maio de 2025
MEI: Prazo para entrega de declaração anual termina na sexta-feira

MEI: Prazo para entrega de declaração anual termina na sexta-feira

27 de maio de 2025
Brasil gripe aviária

Brasil notifica erradicação do foco de gripe aviária à Organização Mundial de Saúde Animal

27 de maio de 2025
MG declara emergência sanitária após caso de gripe aviária em aves ornamentais na Grande BH

MG declara emergência sanitária após caso de gripe aviária em aves ornamentais na Grande BH

27 de maio de 2025
PF mira bancário da Caixa que pode ter desviado R$ 11 milhões de clientes via Pix

PF mira bancário da Caixa que pode ter desviado R$ 11 milhões de clientes via Pix

27 de maio de 2025
CNA pede à UE que investigue varejistas por boicote à carne brasileira

CNA pede à UE que investigue varejistas por boicote à carne brasileira

27 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.