Os marketplaces têm se mostrado de grande importância para as empresas no processo de aquisição de softwares. Além disso, o crescimento dessas plataformas tem facilitado a gestão de empresas de diversos segmentos da indústria pelo mundo. As conclusões são da pesquisa “2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement“, realizada pela Futurum Research e patrocinada pela SAP.
A pesquisa foi realizada com aproximadamente 1.000 pessoas (100 do Brasil), entre tomadores de decisão globais, compradores de software e líderes de TI, que trabalham para empresas de nove grandes indústrias com porte entre 500 e mais de 50 mil funcionários no Brasil, América do Norte, Reino Unido, Alemanha, França e China.
Um dos resultados mais significativos da pesquisa no Brasil foi que 84,3% das empresas mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos após ajustarem sua abordagem de compras de softwares corporativos, sendo que 58,7% fizeram esse movimento de forma significativa. Esse impacto nos negócios está diretamente ligado à qualidade dos produtos, pois 46,3% afirmaram que nos últimos dois anos o processo de aquisição opera com a mesma eficiência.
Marketplaces digitais
De acordo com a pesquisa, o tipo de software utilizado para a realização de compras nas empresas muda de acordo com as necessidades do negócio. Entre os entrevistados, 73,9% disseram que usam algum marketplace digital no processo de compras e 21% consideram utilizar a tecnologia no futuro próximo.
Dos brasileiros ouvidos na pesquisa, 48,2% afirmaram que entre 5% a 24% de suas compras globais de softwares corporativos são feitas digitalmente de maneira recorrente, e 38,4% fizeram compras nos últimos dois anos.
A pesquisa mostra ainda que, no Brasil, 37,5% das empresas têm de 2 a 3 executivos responsáveis pelas decisões finais de compras, seguido por líderes de negócios e gerentes, ambos com 32,5%. Os executivos são 65% dos principais responsáveis por determinar a necessidade do uso de softwares corporativos, ou seja, os principais líderes e executivos das empresas têm papel fundamental na estratégia de compras de tecnologias de gestão dos negócios.
No Brasil, as principais áreas de interesse dos participantes da pesquisa foram: Aplicações de Análise e Inteligência de Mercado, Experiência do Cliente, Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), Banco de Dados e Gerenciamento de Dados, e Ferramentas de Desenvolvimento. A maioria dos respondentes atua no mercado de produtos e serviços de tecnologia e de bens de consumo.
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