Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Finanças

Classes C, D e E são as que mais compram sem necessidade motivadas por promoções

Redação de Redação
3 de abril de 2017
no Finanças, Mercado&Consumo, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Um terço (33%) dos consumidores compra sem necessidade motivado por promoções, especialmente entre as classes C, D e E (35%), entre as mulheres (38%) e as pessoas de 18 a 34 anos (42%). A pesquisa foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Ainda com relação a práticas consumistas, 42% dos consumidores que responderam à pergunta costumam comprar parcelado para conseguir comprar tudo o que querem, enquanto 4 em cada 10 (40%) não procuram meios alternativos para economizar em saídas ou baladas, como reuniões em casa ou na casa de amigos.

Apesar de uma parte considerável dos entrevistados admitir ter atitudes consumistas, o estudo indica que a maioria dos consumidores diz adotar práticas colaborativas ou conscientes com o objetivo de economizar. Oito em cada dez (78%) fazem em casa serviços que poderiam ser contratados fora, como cinema, lanches, manicure e pet shop, 74% utilizam transporte coletivo ou caronas (principalmente as mulheres, 80%, e as classes C, D e E, 78%) e 51% vão aos lugares a pé ou de bicicleta para poupar com transporte (sobretudo entre as classes C, D e E, 55%).

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o mau momento da economia estimula essas atitudes, que são estratégias capazes de fazer com que o orçamento renda mais. “Abrir mão da comodidade de contratar um serviço fora de casa, ou de gastar com algum item supérfluo, pode ser a diferença entre o equilíbrio e o desequilíbrio financeiro. É importante que o consumidor faça a distinção entre o que é necessidade e o que é desejo, e, nesse segundo caso, tenha clareza de quanto ele pode gastar”, afirma.

O educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, diz que, principalmente devido à recessão, é preciso administrar o orçamento pessoal com cautela. “Estamos no início do ano e, ao que tudo indica, ainda teremos dificuldades em 2017. Portanto, é importante controlar os impulsos de consumo e evitar locais e situações tentadoras que favoreçam compras desnecessárias”, avalia.

Fonte: G1

Postagem anterior

Número de consumidores na Páscoa irá aumentar 2%, diz pesquisa

Próxima Postagem

Experiência do luxo no e-commerce: o que as lojas podem aprender com a Burberry

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi
Economia

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa
Economia

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria
Tecnologia

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Próxima Postagem

Experiência do luxo no e-commerce: o que as lojas podem aprender com a Burberry

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.