Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O crédito ao consumo pode representar emprego e renda. Mas não na forma atual!

Momentum 1.009

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de abril de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O crédito ao consumo pode representar emprego e renda. Mas não na forma atual!

É verdade que nos últimos anos o crédito ao consumo, o crédito às famílias, teve crescimento quando comparado com sua participação no PIB. Os atuais 35% representam clara evolução quando se considera que em 2013 estava em 25%. Mas vale lembrar que nesse período a evolução do próprio PIB foi das mais baixas, como tem sido nos últimos dez anos. E não se pode negar que o crédito ao consumo no Brasil é escasso e muito caro e, portanto, limita seu uso como fator de crescimento econômico, como faz a China nesse momento.

O crescimento da carteira de crédito ao consumo no Brasil tem sido consistente ao longo dos últimos anos, tendo saltado de R$ 1.156 milhão em janeiro de 2013 para R$ 3.408 milhões em fevereiro 2023, uma expansão de quase 200% em dez anos, porém aquém do seu potencial estrutural.

Quando analisado comparativamente com o PIB, o atual patamar de 34,6% é o maior dos últimos dez anos, como se nota no gráfico abaixo, com dados do Banco Central.

A questão é que esse percentual é dos mais baixos quando comparado com outros países. No Canadá esse indicador é de 103,2%, na Inglaterra 84,5%, na França 66,5%, na Alemanha 55,7%, na Holanda 97,2%, na Austrália 113,6%, na Espanha 54,3%, na China 61,2%, nos Estados Unidos 75,2% e no Chile 45,5%. Ou seja, em tese, haveria espaço significativo para expansão do crédito ao consumo.

Não se pode negar a correlação direta que existe entre nível de desenvolvimento econômico e percentual do crédito ao consumo em relação ao PIB, já que a média dos países emergentes é de 45,7%, ainda assim, dez pontos percentuais acima do que que temos atualmente no Brasil.

Uma elevação desse percentual, desde que de forma saudável, permitiria aumento do consumo, estímulo ao crescimento industrial e geração de renda e emprego no varejo e em todos os setores direta ou indiretamente ligados ao consumo.

É fato que tivemos nos momentos recentes uma evolução preocupante da inadimplência das pessoas físicas, como mostram os dados do Banco Central, mas olhando numa perspectiva de mais longo prazo, os atuais patamares já foram maiores e ao longo do tempo foram se ajustando pelo conjunto de ações do próprio varejo e de todo o sistema financeiro.

As razões estratégicas que explicam esse baixo percentual do crédito ao consumo comparativamente com outros países envolvem alguns fatores. As elevadas taxas de juros, o nosso sistema tributário, a estrutura de renda e emprego do país, a percepção de riscos associados, as questões de garantias e processos de cobrança e os próprios níveis de informalidade, que inibem a análise e concessão de crédito para uma parcela relevante do mercado de baixa renda, principalmente, tudo isso retratado nas políticas de “score” adotadas pelas empresas concedentes de crédito.

Não se pode negar que, momentaneamente, todo esse quadro está ainda mais influenciado pelo atual nível de taxas de juros num cenário de pressão inflacionária e por questões envolvendo algumas empresas varejistas, cujo caso mais eloquente é o das Americanas, que criaram uma situação de extrema cautela e aversão a risco, tornando a situação ainda mais séria.

Existe um grande potencial de crescimento do consumo com forte impacto na renda e no emprego no Brasil pela expansão do crédito às famílias que não tem sido atacado de forma estrutural. E nem integrando os setores potencial e diretamente envolvidos como o próprio varejo, de forma ampla em seus diversos modelos de negócio, canais, categorias e formatos de lojas, além do sistema financeiro, os agentes ligados a essas modalidades de crédito e o governo.

Esse pode ser o momento adequado para uma mobilização ampla, liderada pelo setor empresarial ligado ao varejo e consumo, para a busca de soluções estruturais que permitam ao Brasil uma evolução saudável e transformadora na questão do crédito às famílias.

No evento Digitail, focado em inovação e evolução do e-commerce e que acontece nos dias 18 e 19 de abril no Vilagio JK, o tema do crédito e seus impactos nesse canal será detalhado. E novas alternativas serão analisadas.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo DPSP lança programa de assinatura de medicamentos com descontos e atendimento personalizado

Próxima Postagem

Empresas aderem ao Pix e pagamento por QRCode chega a 24%

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Empresas aderem ao Pix e pagamento por QRCode chega a 24%

Empresas aderem ao Pix e pagamento por QRCode chega a 24%

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.