Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Novas abordagens para o impacto social: inspiração direto do SXSW

Roberta Faria de Roberta Faria
3 de abril de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Novas abordagens para o impacto social: inspiração direto do SXSW

Demorou, mas aconteceu: desembarquei em março pela primeira vez no maior festival de inovação do mundo, o South by Southwest (SXSW), que acontece em Austin, nos EUA, desde 1987. Há tempos desejava participar do evento, conhecido por ser um celeiro único de conversas sobre inovação, cultura e tendências. 

A conferência foi organizada neste ano em 24 trilhas de conteúdo, que cobriram macrotemas como Inteligência Artificial, mudança climática, transporte, bem-estar e medtechs, experiência de marca e até uma trilha exclusiva sobre psicodélicos. O impacto social também estava lá, muito presente nas discussões da trilha sobre governo e engajamento cívico. 

Eu e a Raíssa Pena, chief communications officer da MOL Impacto, minha companheira de viagem, nos dividimos para explorar ao máximo a programação oficial (que continha mais de inacreditáveis cinco mil atividades) e os eventos paralelos, que iam desde ativações de marcas, como Netflix e Porsche, que testavam os limites da criatividade publicitária, até as ações da Casa São Paulo, iniciativa do governo de São Paulo que funcionou como um QG da comunidade brasileira — a maior delegação no evento depois da americana.

Priorizamos painéis, sessões e oficinas sobre estratégias de storytelling, de engajamento de públicos e novas práticas em redes sociais. Habilidades fundamentais para a MOL, que sabe a importância de contar boas histórias de pessoas, organizações e comunidades transformadas por meio das doações desde 2007. 

Ficaram marcados os aprendizados da masterclass “Storytelling for social impact”, em que o autor e ativista americano Dr. Ibram X. Kendi defendeu que contar uma história sobre como uma pessoa inspiradora navegou determinada situação é muito mais mobilizador do que dizer às pessoas como elas deveriam navegar em determinada situação. “Conte a história que você precisa contar e, então, crie espaço para que as pessoas decidam pela mudança por elas mesmas”. Ou seja, menos sermão, mais bons exemplos. 

Precioso também foi o workshop “Building an impact-first storytelling strategy with Nat Geo”. Experts do laboratório de histórias de impacto da National Geographic afirmaram que, para gerar avanços concretos e específicos em questões socioambientais relevantes para a marca, tem se mostrado uma estratégia muito mais poderosa desenvolver uma peça audiovisual para ser vista, por exemplo, na abertura de uma sessão na Câmara dos Deputados do que investir tempo, equipes e dinheiro em campanhas bem intencionadas, mas generalistas para promover hashtags em redes sociais ou engajar o público superficialmente.

Tudo isso começa com uma pergunta simples, mas poderosa: que impacto eu quero que o conteúdo traga para a minha causa e para o meu negócio? A partir dessa resposta, é possível mapear os atores-chave e a entrega que fazem mais sentido. 

Em um mundo atordoante, cheio de estímulos em uma briga constante por nossa atenção, uma mensagem bem desenhada faz toda a diferença. E se você é do meu time (desconfio que sim!), sabe que há muitas histórias impactantes só esperando para serem contadas — e inspirar quem se dispor a ouvi-las. 

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mercado Livre lança curso de capacitação para empreendedores de moda na plataforma

Próxima Postagem

A aprendizagem constante ou ‘milagres’ de um dia

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
A aprendizagem constante ou ‘milagres’ de um dia

A aprendizagem constante ou ‘milagres’ de um dia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.