Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quando o digital revoluciona a loja física

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de julho de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Businesswoman working with modern virtual technologies hands touching the screen.

Businesswoman working with modern virtual technologies hands touching the screen.

É uma jornada sem fim. Mas o ritmo é cada vez mais acelerado. Os consumidores estão mudando suas atitudes, hábitos e, principalmente, expectativas, à medida que ampliam suas experiências no ambiente do e-commerce.

Querem ser reconhecidos quando entram na loja, se acostumaram com ofertas personalizadas, precisam das referências de outros consumidores que já compraram os produtos e marcas e, além disso, se sentem a vontade com a ideia de que deve haver dinamismo na oferta dos produtos e serviços.

Só que as lojas físicas são sempre as mesmas, não importa o dia da semana do mês ou período do dia e, ainda, ignoram a individualidade de cada cliente, desprezando o benefício de tratar cada um como se fosse único.

O PDX, como temos caracterizado, é o ponto de relacionamento e experiência que vende, evolução do PDV, a loja tradicional do passado.

O PDX incorpora elementos que estão fazendo parte do repertório de demandas emergentes do omniconsumidor, aquele que é empoderado, disputado e, desafiadoramente, cada vez mais infiel, pela multiplicação de alternativas à sua disposição.

Estão emergindo plataformas-laboratório que oferecem combinações de diferentes canais, formatos e conceitos em busca da combinação ideal e possível das virtudes do e-commerce com a das tradicionais lojas físicas do passado, mas também combinadas com outros canais, como vendas diretas, catálogos, infomercial e vending machines.

Não tem como contestar. O omniconsumidor quer ter alternativas onde, quando e como precisar.

Na visão dessas plataformas-laboratório, a combinação de elementos envolvendo os seis pilares do conceito devem proporcionar a melhor experiência complementada pela conveniência, individualização e personalização, flexibilidade, dinamismo, atratividade e facilidades.

Tudo que seja possível para atrair e reter o omniconsumidor.

Os seis pilares da plataforma-laboratório

Os seis pilares que envolvem o conceito incluem a plataforma de tecnologia que viabiliza tudo isso; a sustentabilidade, que é parte integrante da demanda atual; o controle, que assegura mensuração de desempenho e resultados; o design, que integra tudo isso de forma harmoniosa e atraente; as pessoas, que estabelecem o relacionamento humano e diferenciador; e a ativação digital na loja, que integra os elementos mais diferenciados e importantes do e-commerce na realidade das lojas físicas.

Tudo em combinação única e dinâmica para cada realidade de categoria de produtos e mercado. Só na Tecnoera essa equação pode ser resolvida.

No PDX cada vez mais serviços e soluções são oferecidos e comercializados, além dos produtos, pois isso é parte integrante e fundamental de uma realidade de mercado que muda dramaticamente da compra de produtos no varejo tradicional para o Omnivarejo, onde o dispendio com serviços se torna cada vez mais relevante.

Quando olhamos a realidade presente nos mais diversos mercados mundiais essa transformação é clara.

O desafio se explica, pois, com intervalo de poucos dias, a Amazon adquiriu a diferenciada rede de alimentos Whole Foods e, em seguida, com apenas dias de diferença, lançou seu novo serviço focado no mercado de vestuário, onde clientes recebem produtos, experimentam e ficam com os que os agradam, devolvendo os demais.

A dinâmica e as alternativas para envolver e tentar agradar – e reter –, o omniconsumidor são exponenciadas pela combinacão de elementos disponíveis na Tecnoera. É só uma questão de atitude e pró-atividade para combinar, testar e implantar. O que não pode é esperar.

 

selo latam mc PNo Latam Retail Show, evento que acontece de 29 a 31 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, especial atenção será dedicada aos temas que envolvem a reconfiguração do ponto do venda no novo ciclo pela integração digital, transformando no PDX – o ponto de experiência e relacionamento que vende.

Postagem anterior

Magazine Luiza acelerou em 4 vezes o atendimento nas lojas com recursos digitais

Próxima Postagem

Liquidação do Lápis Vermelho, da Multiplan, completa 35 anos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

Liquidação do Lápis Vermelho, da Multiplan, completa 35 anos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.