As redes de negócios e franquias realizam negócios ao longo do mundo. As relações vêm se transformando nos últimos anos. No caso brasileiro, novos parceiros ganham terreno, como os Emirados Árabes. Ao mesmo tempo, economias velhas conhecidas e influentes também reforçam sua importância, como os Estados Unidos. O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios discute “O Franchising sem Barreiras ao Redor do mundo” trazendo ao país Mark Siebert, fundador e CEO do iFranchise Group.
Ele vai apresentar dados acerca do setor, bem como abordar negócios inovadores em mercados como Estados Unidos e Emirados Árabes. Mark Siebert possui mais de três décadas de experiência apoiando franqueadores norte-americanos a internacionalizarem suas operações. Já prestou serviços em mais de 24 países, dentre eles os Emirados Árabes. Conhece de perto o potencial de consumo e requisitos necessários para estabelecer negócios nos dois mercados.
O intercâmbio bilateral entre Brasil e Emirados Árabes vem aumentando nos últimos anos. No primeiro trimestre de 2019, por exemplo, o país foi o principal destino das exportações brasileiras para países árabes, com negócios da ordem de US$ 1,03 bilhão – alta de 76% na comparação com o mesmo período de 2018. Grandes redes nacionais, como O Boticário, Havaianas, Ipanema e Melissa já operam no mercado.
Os Estados Unidos são parceiros comerciais históricos e importantes para o país. As relações entre os dois países e presença de marcas brasileiras no mercado norte-americano é consistente e tende a aumentar. Em visita ao Brasil, Wilbur Ross, secretário de Comércio dos Estados Unidos disse, na última quarta-feira (30), que o país tem interesse em fechar um acordo de livre comércio com os brasileiros. Ele ressaltou, no entanto, que muitas etapas de negociação comercial precisam ser cumpridas. Ross disse também, que antes que um acordo comercial saia, os governos do Brasil e Estados Unidos podem cooperar mais. Ele citou o negócio entre Boeing e Embraer como um bom exemplo de cooperação.
Mark Siebert é autor de “Franchise Your Business, o guia para empregar a maior estratégia de crescimento de todos os tempos”, e consultor de negócios de franquia desde 1985, o Mark Siebert fundou o iFranchise Group em 1998 como uma organização dedicada ao desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com clientes bem-sucedidos. Trabalhou com centenas de franqueadores, desde operações de start-ups até gigantes corporativos. É especialista em avaliar a franqueabilidade de empresas e estruturação de franquias. Durante sua carreira como consultor de franquias, apoiou pessoalmente mais de 30 empresas da Fortune 2000 e mais de 500 franqueadores iniciantes.
O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO’s, diretores e gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios do país. Os debates serão conduzidos por lideranças de destaque como Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Marcelo Bertini, presidente do Cinemark; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels; Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans, entre outros.