Carta final do 4º LATAM Retail Show – 2018

No cenário global, definitivamente, vivemos tempos voláteis, imprevisíveis, e em profunda e constante transformação.

Na realidade nacional, muitos outros elementos devem ser acrescidos ao já instável quadro global, tornando a atividade empresarial muito mais complexa e desafiadora. Quando não desestimulante e frustrante.

Os períodos recentes foram marcados pelo crescimento da corrupção, pelo desvio de recursos, pelo desvirtuamento do papel do Estado e pela política do compadrio que deixaram um enorme legado de problemas a serem resolvidos.

Foram anos em que regredimos em termos econômicos, políticos e sociais, e onde Educação, Segurança e Saúde, atividades de responsabilidade indissociável do Estado, não foram sequer cuidadas da forma como deveriam.

Períodos onde perdemos talentos para as oportunidades além fronteira, frustrados com a situação e as perspectivas locais.

Períodos onde ser empresário, dirigente ou profissional, especialmente no comércio e no varejo, se tornou mais difícil e desafiador pelos equívocos cometidos na condução dos assuntos de responsabilidade do Estado. E, em parte, por nossa própria omissão.

Não mais pode ser aceito que nossa história, nossa sociedade e o sonho de um país melhor sejam tratados de forma simplista e apenas ao sabor dos interesses de curto prazo.

Precisamos encarar a realidade que o país só será viável e saudável se enfrentar os desafios das reformas estruturais, especialmente a Previdenciária, a Tributária e a Política, com os riscos inerentes da eventual impopularidade por sua implantação.

No momento em que o Brasil se prepara para decidir quem o conduzirá no próximo período presidencial, bem como os nossos representantes no Congresso Nacional, as entidades e associações de todos os setores relevantes que envolvem o consumo, o comércio e o varejo – os maiores empregadores privados do país – se unem para manifestar sua determinação de atuarem em prol da construção de um Brasil mais justo socialmente, mais ético nos negócios e nas relações empresariais e comprometido com um projeto de longo prazo que potencialize seus recursos, competências e vocações.

Estamos todos sensibilizados que não será com palavras ou manifestos que mudaremos o que ocorreu nos últimos tempos.

Por isso mesmo, convocamos todos aqueles que estão comprometidos com um projeto de um país maior e melhor na política, na economia e nos temas sociais, a estarem conosco para tornar essa proposta uma realidade.

Talvez seja esta uma das mais importantes oportunidades para nos envolvermos de forma decisiva para construirmos o futuro que queremos, com as transformações estruturais que não mais podem ser adiadas.

Quem é do comércio e do varejo sabe ouvir e interpretar as demandas emergentes.

Ou mudamos ou estaremos nos condenando a ficarmos cada vez menos relevantes globalmente e seremos cobrados por gerações futuras pelo legado de um país dilapidado.

O empresário nacional dos setores de comércio e varejo quer transformar de forma positiva o Brasil e este é o momento definitivo de assumir esse compromisso publicamente.

Este é o texto da carta que, pela primeira vez, foi assinada por 33 entidades nacionais e regionais ligadas aos setores de Comércio e Varejo, manifestando sua posição sobre o momento do país. O material foi elaborado e divulgado no encerramento da 4ª edição do LATAM Retail Show.

ABAAS – Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço
SINDILOJAS SÃO PAULO
ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
ABEMD – Associação Brasileira de Marketing de Dados
ABF – Associação Brasileira de Franchising
ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo
ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização
ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento
ABRALOG – Associação Brasileira de Logística
ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil
ACELERA VAREJO
ABVP-PE – Associação de Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil – Pernambuco
AGV – Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo
AMPRO – Associação de Marketing Promocional
ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção
ASBRA – Associação de Supermercados de Brasília
ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – São Paulo
CDL-Fortaleza – Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza
CDL-POA – Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre
CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
FCDL – Bahia – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia
FCDL-CE – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceara
FECOMERCIO – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
IED – Instituto Europeo di Design – Brasil
O NEGÓCIO DO VAREJO  PLURAL
RDI – Retail Design Institute Brasil
SINCOVAGA – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios
IFB – Instituto Foodservice Brasil
IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo
LIDE COMÉRCIO – Grupo de Líderes Empresariais do Comércio

*Imagem reprodução

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