As marcas esportivas Adidas (1,8%) e Nike (1,5%) são as mais desejadas pelos consumidores de moda, seguidas pela espanhola Zara (1,2%). Os dados são de um levantamento conduzido pela Buzzmonitor, que mapeou, utilizando Inteligência Artificial (IA), as categorias de consumo com mais relatos de desejo de compra no Bluesky.
Para o estudo, a Buzzmonitor utilizou duas interfaces de IA para analisar publicações sobre intenção de compra feitas na rede social: o AI Insights e o Buzz Pills. O levantamento também apontou outras duas grandes marcas, Puma e a italiana Gucci, que figuram entre as mais mencionadas pelos usuários do Bluesky, com 0,6% das menções cada.
Foram analisados 248.942 depoimentos, cuja API permite buscas em “mar aberto” — de maneira dissociada de perfis — e que também oferece coletas retroativas. As respostas foram validadas no banco de dados original para garantir a precisão.
Não apenas as marcas de moda estão entre as mais desejadas pelos consumidores; as de eletrônicos também aparecem entre as mencionadas. A LG é a queridinha dos usuários da rede social, sendo mencionada por 63,5%, liderando com larga vantagem sobre a segunda mais citada, que é a Samsung, com 5,9%. A Nokia aparece logo em seguida, com 3,9% das menções.
No entanto, marcas em alta, como Xiaomi e Apple, aparecem apenas nas 7ª e 8ª posições, respectivamente, entre as mais mencionadas, ambas com 1,8%, ao lado da Razer, que ocupa a 9ª posição.
Ainda na categoria de eletrônicos, agora passando para os produtos em si, os usuários do Bluesky têm como maior desejo os celulares (39%), enquanto os fones de ouvido ficam em segundo, com uma pequena diferença, com 32,9%. As TVs, notebooks e tablets fecham o top 5, com 7,8%, 3,9% e 3,3%, respectivamente.
Para aferir o comportamento de compra, a Buzzmonitor utilizou a metodologia Wishlist, que apurou depoimentos que continham qualquer uma das seguintes expressões: “quero comprar”, “queria comprar”, “comprei”, “vou comprar”, “comprando” ou “querendo comprar”.
Imagem: Shutterstock