Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Evolução digital, a transformação necessária

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
3 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Evolução digital, a transformação necessária

No mundo dos negócios, ainda me surpreende a evolução das empresas para o digital. A virada de chave para a inovação é parte de uma jornada desafiadora e essencial para a sustentabilidade das empresas em todo o mundo; já é o presente, quem dirá o futuro. O tema me remete a um vídeo que assisti de uma palestra realizada na IFA (International Franchise Association) sobre evolução digital.

Durante essa palestra, executivos renomados, como Mac Srinivasan, Presidente de Mercados Globais da BNI; Sean Fernandes, Diretor da Scion Social, agência global de marketing digital, e Rich Wilson, CEO da Paul Davis, empresa americana que presta serviços de restauração de emergências em residências e estabelecimentos comerciais, trouxeram insights preciosos sobre o assunto. Eles compartilharam suas experiências sobre como as organizações nas quais atuam, através da necessidade – e urgência, passaram por transformações significativas, abraçando a inovação digital.

Tecnologias disruptivas: eficiência, satisfação e lucro

Uma das lições foi a importância de adotar tecnologias disruptivas. Rich Wilson mencionou o uso da tecnologia Matterport para otimizar a estimativa de danos nas propriedades, através da captura de imagens em 360º, sem a necessidade de técnico no local, o que acelerou o processo e aumentou a eficiência.

E a incorporação de inteligência artificial nas operações comerciais foi outra estratégia importante para o sucesso do processo. O uso da IA para aprimorar as estimativas humanas, identificando erros de subavaliação ou superavaliação, mostrou-se eficaz para melhorar a precisão dos relatórios, acrescentou Rich.

E as estratégias renderam bons resultados. A produtividade subiu 100% e a velocidade dos serviços aumentou 75%, gerando 2% de aumento nos lucros, dados que com orgulho, Rich dividiu com os presentes. Isso demonstra como a IA pode complementar o trabalho humano e permitir que as empresas atinjam níveis de produtividade anteriormente inalcançáveis, aumentando a satisfação de clientes e seguradoras, e proporcionando crescimento.

Comunicação e dados para processos ágeis

Interessante também foi ouvir e aprender com o que Mac Srinivasan compartilhou com os espectadores. A pandemia forçou muitas empresas a se adaptarem rapidamente a um ambiente virtual, reconfigurando suas operações. Mas como agilizar esse cenário? O ensinamento que Mac trouxe foi a relevância de observar e aprender com os processos e dados que já tinham em seu BNI, dentro de “casa”, acelerando os caminhos a serem seguidos.

Um ponto importante que Srinivasan explicou foi a relevância da comunicação constante e a colaboração como fatores determinantes para o sucesso da operação, onde equipes atuaram juntas para identificar as melhores ferramentas e estratégias. E isso se deu por incluírem na operação alguns dos empreendedores e master franquias filiados, para o desenvolvimento da própria plataforma de comunicação, a Charlotte, dando continuidade à expansão dos negócios dos membros-empreendedores.

Em um mercado onde quase 90% dos afiliados da BNI dependem do funcionamento do business, não dá para ficar parado, pois a responsabilidade é grande. E foi o que a BNI fez. O que antes acontecia em mais de 8.000 locais presenciais, conectando 250 mil empreendedores em mais de 70 países, mudou para o digital, provando que sim, é possível fazer acontecer. Resultado: aumento de 3 bilhões de dólares no valor que a organização ajudou a gerar em negócios de referência, comparando o modelo de encontros presenciais, em 2019, com o online, em dezembro de 2022, contou Mac. Isso serve como um lembrete de que a inovação não é um evento único, mas uma busca que deve ser contínua.

Olhando para o futuro

Outra questão importante foi a que Sean Fernandes abordou durante a sua fala, destacando as vantagens de olhar para o futuro e antecipar as próximas mudanças. A Scion Social já estava comunicando seus clientes sobre a necessidade da transformação digital. Então, quando a pandemia chegou, essa conversa se inverteu: os clientes procuraram a empresa em busca de soluções. E a agência conseguiu atender, compartilhando algumas práticas já em uso, tanto internamente, como as práticas de alguns clientes mais adiantados no caminho do digital.

Um exemplo foi o case da Microsoft, cliente de Sean na Scion Science, que na época precisava incrementar o online. A solução foi um programa intensivo de treinamento para a área de marketing do Sudeste Asiático, ajudando-os com e-mail marketing, mídia social, sistemas digitais, sites, landing pages e melhorando a capacitação da equipe.

No geral, a mensagem que fica é que a transformação digital não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para as empresas que desejam prosperar e se perpetuar em ambientes em constantes transformações. Em meus anos na Bittencourt, tenho percebido evoluções interessantes nas empresas que passam a ser mais ativas quando o quesito é inovação.

Existe a necessidade de investimento financeiro e inteligência humana para seguir nessa jornada, uma vez que a inovação não é apenas uma resposta aos desafios do agora, mas um processo contínuo para a busca da excelência nos negócios e, consequentemente, melhores margens e resultados.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Americanas abre mais de 5 mil vagas temporárias pensando na Black Friday

Próxima Postagem

Pizza Hut lança app mirando experiência do consumidor

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pizza Hut lança app mirando experiência do consumidor

Pizza Hut lança app mirando experiência do consumidor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.