A International Meal Company (IMC), operadora no Brasil de marcas como KFC, Pizza Hut e Frango Assado, lançou neste ano mais uma plataforma própria com foco no consumidor: o aplicativo Pizza Hut Brasil. A empresa, que já havia lançado no início do ano o “Fran-GO!”, programa de fidelidade da marca Frango Assado, possui a meta de triplicar as vendas via canais digitais proprietários até 2025. Atualmente, as vendas online representam 36% da receita total da companhia.
Além de venda por WhatsApp, call center, e autoatendimento em mais de 130 lojas da marca pelo país, agora a Pizza Hut também conta com o app criado pela IMC, em parceria com a Thoughtworks, consultoria de tecnologia. “Estamos satisfeitos com as novas funcionalidades e demos mais um importante passo rumo à digitalização da companhia. Após meses de planejamento e investimento, finalizamos mais uma etapa em nossa agenda de transformação por meio de uma plataforma que traz ao cliente não apenas uma nova opção de canal, mas uma experiência de consumo ainda melhor”, revela Alexandre Santoro, CEO da IMC.
A plataforma proprietária utiliza ciência de dados e inteligência artificial para oferecer aos clientes o tradicional delivery, acompanhado de recursos personalizados, além de tornar a operação das lojas mais dinâmicas, inteligentes e estratégicas, já que trabalha conceitos de last mile (última etapa de transporte da mercadoria) e upsell (oferecimento de um produto ou serviço que o consumidor comprou ou iria comprar).
“O app agrega funcionalidades que ajudam a mapearmos toda a jornada de compras nas duas pontas do processo. Ao mesmo tempo em que o cliente tem a oportunidade de manter contato direto com a marca, o lojista tem centralizado todo o fluxo de pedidos em um mesmo ambiente”, destaca o executivo.
O lançamento das plataformas proprietárias da IMC, que se iniciou com Frango Assado e Pizza Hut, deve se expandir em breve para as outras marcas da companhia.
Modelo de Fluência Digital
Para a criação da plataforma que habilita o app da Pizza Hut Brasil, a Thoughtworks utilizou como base o Modelo de Fluência Digital, metodologia própria da consultoria que permite analisar um negócio sob diferentes lentes complementares, desde seu desenho organizacional até à experiência de usuário habilitada por dados. Isso fez com que o time entendesse melhor o perfil dos consumidores e, com isso, traçasse o ponto-chave para aplicar as estratégias mais assertivas e inovadoras, tanto de promoções como de experiência do consumidor.
Alexandre Klaser, Diretor de Transformação Digital e Estratégia para a América Latina na Thoughtworks, reforça que o aplicativo foi criado sob medida para a marca e atua com uma estratégia de produto conectada à entrega de valor. “Usamos como base para a criação desta plataforma as métricas e os dados da IMC, que nos deram visibilidade ampla do cenário da marca, que possibilitou otimizar processos internos, aumentar a segurança, padronizar e integrar informações, além de reduzir custos para a marca”, revela.
Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock