Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As datas de varejo não vendem mais como antes, já notou?

Redação de Redação
3 de dezembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Malls
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Luiz Alberto Marinho*

Desenhar um plano de ações de marketing para shopping centers em 2016 é tarefa para lá de complicada. Para começo de conversa, sabemos que o cenário econômico continuará bem turbulento, em especial no início do ano.


Leia também:

=>Delegação GS&MD – Gouvêa de Souza para o NRF Big Show. O participante muito bem acompanhado

=>Um evento que é top do varejo: quem foi, recomenda


Ao mesmo tempo, o comportamento do consumidor está evoluindo de maneira tão rápida, que chega a afetar a própria dinâmica das datas de varejo. Não sei se você já se deu conta, mas o Dia das Mães já era. O Dia dos Pais a gente sabia há algum tempo que não tinha mais tanta importância, mas o Dia dos Namorados, esse sempre trouxe bons resultados para os shoppings. Hoje, porém, boa parte do investimento feito nessas datas é desperdiçado. Mesmo o Natal já não é mais o que foi antigamente, em função da corrosão provocada pelo Black Friday.

Muitas dessas datas comemorativas foram criadas décadas atrás por publicitários ou pela indústria para fomentar vendas. O Dia dos Namorados, por exemplo, que lá fora comemora-se em fevereiro, em homenagem a São Valentim, aqui, virou uma data promocional em junho por iniciativa do publicitário João Dória, em 1949. O Dia das Crianças ganhou um cunho mais comercial na década de 60 em função do esforço da fábrica de brinquedos Estrela. E o Dia dos Pais ganhou um impulso extra em 1953, por conta de uma ideia do publicitário Sylvio Bhering. A ideia era ajudar a indústria a vender mais e levar mais gente para as lojas.

Os shoppings, é claro, embarcaram nessa onda e ajudaram a promover as datas comemorativas, que sempre foram muito importantes para as suas vendas. Mais de 50 anos depois, no entanto, a fórmula parece desgastada. Análises que temos feito para diversos clientes mostram que, ao menos em shopping centers, a representatividade de cada um dos meses do ano, no que diz respeito às vendas, está cada vez mais parecida. Em outras palavras, a venda de maio ou de junho está cada vez mais próxima da venda dos outros meses.

Você deve estar se perguntando: como assim? E todos aqueles carros que sorteamos em mães? Como pode o mês de maio vender quase tanto quanto setembro, quando não fizemos praticamente nada? E o efeito da liquidação?

Esse fenômeno acontece porque o shopping não é mais apenas um centro de compras e por isso mesmo depende menos das datas comemorativas. Muitos empreendimentos estão cercados de prédios comerciais que abastecem de clientes suas lojas, restaurantes, lanchonetes, cinemas e área de serviços. Outros são hoje centros da vida comunitária do bairro. Em resumo, shopping center é apenas uma das quatro dimensões dos nossos centros atuais. A boa notícia é que isso significa que temos estímulos de visita o ano todo.

A má notícia é que as nossas estratégias de elevação da taxa de conversão já não funcionam mais como no passado e devem ser repensadas, assim como nosso calendário e investimentos em marketing. A verba investida hoje para tentar alavancar, sem sucesso, as datas comemorativas, poderia ser mais útil se aplicada a programas de capacitação de lojistas, em inteligência de mercado, no desenvolvimento de serviços para os clientes e por aí vai.

Mas isso implica em mudar significativamente as estratégias atuais e é aí que a porca torce o rabo. Como disse certa vez Keynes, ‘nossa dificuldade não reside em ter ideias novas e sim em fugir das ideias existentes’. Não é a mais pura verdade?

*Luiz Alberto Marinho ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BW.  Siga-o no Twitter: @luizmarinho

Postagem anterior

Ainda tem gente que não acredita

Próxima Postagem

Lucro: vamos ao que interessa?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem

Lucro: vamos ao que interessa?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.