A multinacional PepsiCo, em parceria com a FUNDES América Latina, abriu as inscrições para a primeira edição do ano de 2022 do projeto Mulheres com Propósito. O programa oferece cursos 100% gratuitos e online para auxiliar na formação empreendedora do Brasil focado em três frentes: educação empreendedora, empoderamento econômico e empregabilidade.
Segundo nota, o objetivo principal é ampliar a participação feminina no mercado de trabalho e apoiar empreendedoras em seus negócios. As aulas da primeira turma terão início, simbolicamente, na próxima terça-feira, 8, data de celebração do Dia Internacional da Mulher.
“O Mulheres com Propósito é mais uma iniciativa que vem ao encontro da nossa agenda PepsiCo Positive, que prevê ações que transformem toda a nossa cadeia de valor, inclusive a comunidade onde estamos presentes, com foco na igualdade de oportunidades”, destacou Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.
O projeto é destinado para mulheres maiores de 18 anos que já tenham um empreendimento próprio, pensam em abrir um negócio ou estão buscando recolocação no mercado. O programa completo para a formação das alunas tem duração de 1 mês. As pessoas interessadas podem se inscrever clicando aqui até o dia 14 de março.
Além disso, as participantes que concluírem a formação e se sentirem prontas para dar início e alavancar seus negócios podem se inscrever para concorrer a uma mentoria individual. Essa etapa ocorre ao final do programa e é realizada com o time de funcionárias voluntárias da PepsiCo, tendo como objetivo aprofundar os temas e dificuldades individuais de cada participante.
Resultados e metas
Anunciado em 2016, o programa Mulheres com Propósito formou mais de 1.500 mulheres no Brasil e tem como meta chegar a 2 mil no País e 12 mil na região. “O projeto Mulheres com Propósito me ajudou a desenvolver o entendimento sobre qual é o meu propósito e a aprimorar outras diversas habilidades e comportamentos importantes para aperfeiçoar o meu negócio”, afirmou Lara Chateaubriand, dona da agência Family Trips e participante do projeto em 2021.
Além dos programas de incentivo, a PepsiCo informou que tem como meta ter 50% de seus cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025. Atualmente a porcentagem está em 47,6%. Já no Cômite Executivo (C-Level) no País é composto por cerca de 60% de mulheres.
Imagem: Shutterstock